Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Saneamento Rural será tema da 19ª edição do Fórum de Regulação
Saneamento Rural será tema da 19ª edição do Fórum de Regulação PDF Imprimir
Qua, 09 de Agosto de 2017 10:43

Sisar“Gestão do Saneamento Rural: A implantação da Política Estadual de Água e Esgoto para o Saneamento Rural” é o tema da 19ª edição do Fórum Regulação e Cidadania da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce). O evento, a terceira edição de 2017, acontecerá hoje, dia nove, no período das 14h às 17h, no Auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Ceará. A agenda de atividades terá início com a abertura feita pelo presidente do conselho diretor da Agência, Hélio Winston Leitão. Logo em seguida, acontecerá a primeira palestra cuja abordagem terá como foco “O Arcabouço Jurídico e Institucional para o Saneamento Rural”, e estará à cargo do coordenador de saneamento da Secretaria das Cidades, Alceu Galvão.

Na sequência, às 14h55min, o coordenador do Projeto São José, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Lafaete Almeida, falará sobre “A Ação da SDA na Promoção do Saneamento Rural: as Experiências e Perspectivas dos Projetos São José e Água para Todos”. A programação prossegue com o diretor da Unidade de Negócio do Interior, da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Hélder Cortez, apresentando dados sobre a “Realidade e Perspectiva do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar)”. Encerrado o ciclo de palestras, o analista de regulação da Agência Reguladora, Alexandre Caetano, versará sobre “Regulação do Saneamento Rural: Proposta de Atuação da Arce para o Ceará”.

No último dia seis de julho, técnicos da Agência Cearense se reuniram com o objetivo de discutir a proposta de regulação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no meio rural. Dentre os pontos discutidos no encontro, lista-se: o panorama do saneamento rural no Ceará; o Sistema Integrado de Saneamento Rural – Sisar; o papel institucional da regulação no segmento (instrumentos, metodologia, custos e financiamento) e estratégia de implantação. A proposta de regulação é um trabalho produzido pela coordenadoria de saneamento da Arce, com base em dados e custos estimados para regulação do saneamento rural; classificação de riscos; despesas do ente regulador; e parâmetros do Sisar.

“Nesse contexto, o fórum se propõe não apenas a mostrar as perspectivas da Arce para a regulação do segmento, mas, também, buscar contribuições para uma melhor estrutura do saneamento no meio rural”, afirma Hélio Winston, confiante que a Arce atuará cada vez mais forte, contribuindo, inclusive, para a formulação de políticas públicas nas áreas em que desenvolve suas atividades.

09.08.2017
Assessoria de Imprensa – ARCE