Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Arce sedia reunião da “Missão Etiópia”
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Arce sedia reunião da “Missão Etiópia” PDF Imprimir
Ter, 27 de Março de 2018 15:56

wukro 2A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) se reúne, por todo o dia de hoje, com integrantes da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Agência Brasileira de Cooperação. O objetivo do encontro é dar prosseguimento ao projeto de cooperação sul-sul trilateral, entre os governos do Brasil e da Etiópia, além do Unicef, para o fortalecimento do sistema de água e saneamento etíope. Conforme o analista de regulação Mário Monteiro, que está representando a Agência Cearense no projeto, o papel da Arce é dar assessoramento na estruturação do ambiente institucional e regulatório no setor de saneamento básico daquele país africano.

No encontro, diversos pontos estão sendo discutidos, entre eles alguns que versam sobre os resultados da reunião com a Ministra de Água, Energia e Irrigação da Etiópia; a apresentação de exemplos de modelos de gestão para o sistema de esgoto condominial em Wukro; e a apresentação do módulo de formação em saúde ambiental para multiplicadores: destinatários, conteúdo e metodologia. Além dos assuntos mencionados, também estão inclusos na pauta os encaminhamentos para a próxima Missão Etiópia, que deverá acontecer em maio deste ano. “A missão tem como foco o componente de esgoto condominial, então discute-se pontos relacionados às datas, material áudio visual e logística”, complementa o coordenador econômico-tarifário da Arce, Mario Monteiro. O encerramento da reunião está previsto para logo mais às 17 horas.

A Arce vem participando das atividades da Missão Etiópia desde 2014. Em dezembro de 2017, uma equipe da Agência Cearense, junto com os citados órgãos, recebeu delegação da Etiópia com o intuito de compartilhar experiências exitosas na área de saneamento básico, tanto em âmbito nacional, quanto no Estado do Ceará. Naquela oportunidade, o presidente do conselho diretor da Arce, Hélio Winston Leitão, fez apresentação institucional sobre as atividades do Ente Regulador e as áreas em que atua. Na ocasião, Mário Monteiro também fez apresentação sobre o tema Saneamento, na perspectiva econômica.

Serviço:
A Etiópia é um país encravado no Chipre da África. É a segunda nação mais populosa da África, sendo a décima maior em área. Faz fronteira com o Sudão e com o Sudão do Sul a oeste, com o Djibuti e a Eritreia ao norte, com a Somália ao leste, e o Quênia ao sul. Sua capital é a cidade de Adis Abeba. O país sofre com secas periódicas e apresenta a mais alta temperatura média do planeta: 34 °C.
A cidade de Wukro localiza-se a 600 km ao norte da capital Adis Abeba, no platô etíope, a 2.100m de altura e nas proximidades do deserto da Depressão de Danaki.

27.03.2018
Assessoria de Imprensa - ARCE
Angélica Martins
Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Colaboração: Rodrigo Duarte
Fone: (85)3194.5675

Última atualização em Ter, 27 de Março de 2018 15:59
 

Calendário

Abril 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5