Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Política Nacional de Resíduos Sólidos
Política Nacional de Resíduos Sólidos PDF Imprimir
Qui, 17 de Maio de 2018 11:00

Captura-de-Tela-2018-05-08-as-09.40.35-696x338“O que fazer com 183 milhões de toneladas de lixo por dia”? Este é o questionamento que move a quinta edição do Seminário Política Nacional de Resíduos Sólidos. O evento, que acontecerá nos próximos dias 21 e 22, no auditório Gervásio Pegado, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), tem como objetivo discutir pontos relacionados à Política Nacional de Resíduos Sólidos; os rumos para o setor público atingir os objetivos estabelecidos; e a geração de energia a partir do lixo, com gestão integrada. O Seminário começa com às nove horas, com palestra magna de Ricardo Plácido Ribeiro, coordenador-geral de Auditoria das Áreas de Integração Nacional e Meio Ambiente do Ministério de Transparência e Controladoria-Geral da União.

Na solenidade de abertura, também falará o presidente da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), Hélio Winston Leitão. Logo depois, será realizada a primeira Mesa Redonda, abordando os “Rumos para o setor público atingir os objetivos da Polícia Nacional de Resíduos Sólidos”. O mediador será Alceu Galvão, analista de regulação da Agência Cearense. Dentre os debatedores, estará o presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar), Fernando Alfredo Franco, que também é conselheiro da Arce. A segunda Mesa Redonda será logo no início da tarde e o foco dos debates se concentrará na Geração de Energia a partir dos Resíduos Sólidos. Desta feita, o mediador será o professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC), Suetônio Mota.

Já a terceira Mesa Redonda do dia levantará o tema “Como fazer a gestão integrada dos Resíduos Sólidos”, com Luís Eduardo Salvatore, do Instituto Brasil Solidário. O dia seguinte será totalmente reservado para os mini cursos sobre Educação Ambiental, com Luís Eduardo Salvatore, e sobre Consórcios de Resíduos Sólidos, com o analista de regulação da Arce, Alisson Melo que classifica o evento como de “extrema importância, podendo trazer soluções significativas para o setor”. O Seminário conta com a participação da Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Funcepe) e Instituto Future, com apoio institucional da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e Arce, entre outros.

Para inscrever-se e acessar a programação do evento, basta clicar AQUI

17.05.2018
Assessoria de Imprensa – ARCE