Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Arce assume gestão dos serviços de transporte intermuncipal
Arce assume gestão dos serviços de transporte intermuncipal PDF Imprimir
Qui, 20 de Dezembro de 2018 09:52

SOCIAL REDEA Arce encerra o ano com mais uma significativa atribuição na regulação dos serviços públicos, ao ampliar sua atuação, passando a exercer um papel preponderante no setor de transporte intermunicipal de passageiros do Ceará, funções que eram divididas com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O incremento decorre da mensagem nº 8.337, encaminhada pelo governador Camilo Santana à Assembleia Legislativa, com aprovação no último dia 17.
O principal objetivo da mudança é promover a consolidação do gerenciamento do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros à Arce, alinhando o modelo de gestão estadual destes serviços àquele já consolidado em âmbito Federal, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Nesse contexto, caberá à Agência Cearense, como gestora absoluta do Sistema, regular, explorar, organizar, dirigir, coordenar, executar, fiscalizar, delegar e controlar a prestação deste serviços, também, nos terminais rodoviários, além de promover as licitações para as concessões e permissões inerentes.
Ainda no rol de competências, à Arce também competirá criar, permitir, modificar, disciplinar, regulamentar, fiscalizar e controlar as linhas e itinerários relativos ao transporte intermunicipal do Estado do Ceará. “Antes, a Arce apenas implementava as tarifas e servia de instância recursal nas ações aplicadas pelo Detran. Esse incremento se traduz como um importante voto de confiança nas atividades que a Arce já exercia com êxito, reafirmando a capacidade de nosso corpo técnico e o marco regulatório rígido e sedimentado”, afirma o presidente do Ente Regulador, Hélio Winston Leitão.
Regida pelos valores da imparcialidade, transparência, honestidade, sustentabilidade e excelência técnica e organizacional, a Agência Reguladora do Estado do Ceará completou 20 anos de existência. Desde 2001, a Arce cumpre o papel de órgão regulador dos serviços do sistema de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, estando entre suas principais atribuições fiscalizar indiretamente a prestação do serviço, atender e dar provimento às reclamações dos usuários, conforme previsto na Lei estadual nº 13.094, além de expedir normas regulamentares sobre a prestação do serviço, responder consultas de órgãos e entidades públicas e privadas e efetuar a alteração de tarifas previstas na Lei Estadual nº 13.094/01 (Reajuste, Revisão ordinária e Revisão extraordinária).
Assim, a função pública de regulação exercida pela Agência adquire importância ampliada ao absorver novos compromissos de organização, fiscalização e controle de um setor caracterizado por complexa dinâmica de mercado. O intuito é buscar elementos de indução dos agentes privados à decisões mais próximas do interesse público e à melhoria dos serviços prestados, resultando em ganhos diretos para a população.

20.12.2018
Fone: (85)3194.5675/ 5674