Perguntas Frequentes – Saneamento Básico

14 de agosto de 2013 - 18:31

1. A quem pertence o hidrômetro?

– À Cagece. O usuário é o depositário a título gratuito.

2. Caso o Usuário esteja em débito com a Cagece, ainda assim poderá fazer o pedido de ligação?

– Sim. Porém, a Cagece poderá vincular a execução da ligação à quitação do referido débito.

3. De quem é a responsabilidade, até o ponto de entrega de água e/ou de coleta de esgoto, de elaborar projetos, executar as obras, operar e manter?

– Da Cagece.

4. O Usuário pode instalar, substituir ou remover o hidrômetro?

– Não, somente a Cagece poderá fazê-lo. O Usuário estará sujeito a pagamento de despesas com danos incorridos, além de multa.

5. Terei que pagar pela instalação do hidrometro?

 – Não, é seu direito ter o hidrometro devidamente instalado, sem qualquer custo. O mesmo só poderá ser substituído pela Cagece, quando necessário.

6. O usuário poderá direcionar as águas pluviais para a rede de esgotos sanitários?

– Não. A rede de esgoto que passa em frente de sua casa não está dimensionada para receber as águas procedentes da chuva. Se você o fizer, a capacidade de escoamento poderá ser superada, ocasionando transtornos.

7. Poderá haver participação financeira do usuário para execução do pedido de ligação?

– Sim. Quando a extensão do ramal ultrapassar os limites previstos no art. 25, da Resolução Arce n.º 25, que são: Área urbana: 20,00m; Área rural: 40,00m.

8. Posso alterar a data de vencimento da minha fatura pode ser alterada?

– Sim. O usuário tem à disposição 6 (seis) datas de vencimento para a cobrança da sua fatura, sendo de sua livre escolha optar por uma delas.

9. Quem é o responsável pela instalação da caixa de hidrômetro ou kit cavalete?

– O usuário.

10. Meu fornecimento de água poderá ser suspenso pela Cagece sem aviso? 

– Não. Você tem direito de ser avisado, com antecedência mínima de 30 dias, em caso de inadimplemento, sobre a suspensão (corte) do serviço.

11. Se vou desocupar o imóvel, que providências devo tomar em relação à minha conta de água?

 – Ao desocupar um imóvel, faça o pedido de desligamento à Cagece. Se não o fizer, você permanecerá como titular da unidade usuária, e as faturas continuarão sendo emitidas em seu nome.

12. Qual o prazo para religação do serviço, após a regularização da pendência?

– Resolvida a pendência, o prazo será de 48 horas para religação do serviço de abastecimento de àgua.

13. Qual o prazo para religação do fornecimento, no caso de corte indevido?

– Neste caso, a religação deverá ser realizado no prazo máximo de 4 horas, sem qualquer custo adicional para o consumidor.

14. Se a Cagece interrompe o fornecimento à minha unidade consumidora para executar serviços de manutenção na rede, devo ser avisado(a)?

– Sim. No caso de desligamentos programáveis para manutenção da Rede, a Cagece deverá comunicar os usuários, com antecedência mínima de 72 horas, sobre a suspensão do fornecimento de àgua.

15. No caso de não concordância com o valor fatura cobrada, o consumidor poderá solicitar a aferição do hidrometro?

– Sim. Nos casos em que o consumidor suspeite que sua conta está errada, poderá solicitar, sem ônus, que seja realizada a leitura do respectivo hidrômetro a cada 3 anos, ou toda vez que a reclamação for procedente.