Agência Cearense contribui com ideias junto ao Unicef e à Agência Brasileira de Cooperação

17 de abril de 2019 - 11:43

Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), a convite do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Agência Brasileira de Cooperação (vinculada ao Ministério das Relações Exteriores) integra grupo de discussão destinado à elaboração e aplicação de metodologia de avaliação dos resultados do Programa de Cooperação Trilateral Sul-Sul. A Arce contribui fornecendo a sua expertise na regulação econômica dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O encontro, que acontece em Brasília (SAF/Sul Quadra 2, Lote 2, Bloco B, 4º Andar, Edifício Via Office – CEP: 70.070-600) teve início ontem, 16, e se estenderá até amanhã, quinta-feira, dia 18. A Agência Cearense está representada por Mário Monteiro, coordenador econômico-tarifário.

O Workshop se traduz em oportunidade para que a Arce demonstre suas atividades no cenário da regulação no Brasil e possa contribuir , de diferentes formas, com projetos já em ação ou que estão por vir. É a ABC quem coordena, executa e avalia os programas e ações da cooperação técnica e humanitária internacionais do Brasil, em parceria com governos estrangeiros ou com organismos internacionais, nas vertentes do Brasil para o exterior e do exterior para o Brasil. De acordo com a Agência Brasileira de Cooperação, o intercâmbio internacional “é um comprovado instrumento de promoção de desenvolvimento social e econômico, apresentando-se como um dos principais vetores da política externa brasileira”.

Em suas principais e mais conhecidas modalidades – técnica, tecnológica, financeira, humanitária, educacional e cultural – a cooperação internacional tem servido de importante instrumento complementar no processo de crescimento sustentável e inclusivo do país. A ABC acumula a realização de mais de 7 mil projetos em 108 países da América Latina, Ásia, África, Europa e Oceania, com participação de mais de 124 instituições brasileiras reconhecidas por sua excelência. Os principais projetos da cooperação do Brasil desenvolvem-se em áreas como administração pública, agricultura familiar, temas urbanos, ciência e tecnologia, cultura, defesa, desenvolvimento social, educação e alimentação escolar, indústria e comércio, justiça, meio ambiente, energia, pecuária, pesca, planejamento, saúde, segurança pública, trabalho e emprego.

Quanto ao Unicef, a principal missão é assegurar que cada criança e cada adolescente tenha seus direitos humanos integralmente cumpridos, respeitados e protegidos. Foi criado em 1946 e chegou ao Brasil em 1950, estando, hoje, presente em 191 países. No Brasil, o Fundo das Nações Unidas para a Infância trabalha em parceria com governos municipais, estaduais e federal, sociedade civil, grupos religiosos, mídia, setor privado e outras organizações internacionais, incluindo agências das Nações Unidas, para defender os direitos de meninas e meninos brasileiros.

Assessoria de Comunicação – ARCE

Angélica Martins

Email: angelica.martins@arce.ce.gov.br

Fone: (85) 3194.5675 / 98874.3636