Preservação Ambiental

1 de agosto de 2012 - 17:49

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará- Arce, realizará amanhã, quinta-feira, dia dois, a partir das 14 horas, no auditório que fica no segundo andar do Edifício Potenza, palestra sobre a A3P – Agenda Ambiental da Administração Pública. A palestra – uma iniciativa da Comissão de Coleta Seletiva da Arce que é formada por servidores da  própria Agência – será ministrada por Massília Silva, orientadora da Célula de Articulação Social do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – Conpam. A missão do Conpam é “promover a defesa do meio ambiente, formular, planejar e coordenar a Política Ambiental do Estado, de forma participativa e integrada em todos os níveis de governo e sociedade, com vistas a garantir um meio ambiente ecologicamente equilibrado, economicamente viável e socialmente justo, para a presente e futuras gerações”.

Com relação aos membros das comissões responsáveis pela coleta seletiva de papel nos órgãos e entidades da administração pública estadual, o compromisso maior é incentivar o entendimento sobre o meio ambiente ecologicamente equilibrado, distribuindo para cada órgão e entidade o material logístico de cunho educativo e informativo, além de caixas coletoras de papel. A equipe também acompanha, supervisiona e avalia, por meio de relatórios técnicos mensais e inspeção semestral, o nível de comprometimento das ações nos locais integrantes do projeto. Se encarrega, ainda, de promover campanhas de educação ambiental voltadas para divulgação e valorização do uso de material reciclável e seus benefícios.

No tocante à palestra, o objetivo maior do encontro é conscientizar sobre a importância da implantação da coleta seletiva de papel nos órgãos e entidades da administração pública estadual, a partir da Coordenação e Extensão em Educação Ambiental – Codam. Durante a operacionalização do projeto, está previsto o acompanhamento da separação do papel na fonte geradora até o encaminhamento à disposição final adequada, além da realização de cursos para Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental.

Veja a listagem de matérias passiveis de reciclagem, publicados no Diário Oficial do Estado: impressos em geral, fotocópias, rascunhos, escritos, formulários contínuos, jornais e revistas, envelopes, papéis timbrados, cartões, papelão, saco de papel, papel de impressora, papel branco ou misto, papel de fax e embalagens “longa vida”. Já os papéis com dificuldades técnicas de reciclagem são: papéis carbono, papéis sanitários, papéis engordurados ou sujos, papéis metalizados, papéis celofane, papéis parafinados, papéis plastificados, papéis laminados, papéis siliconizados, papéis vegetais, etiquetas, fotografias e fitas adesivas. 

Serviço:
A A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública é um programa que visa implementar a gestão socioambiental sustentável dentro das atividades administrativas e operacionais do Governo e tem como objetivo primordial minimizar os impactos ao meio ambiente, provocados por atividades administrativas ou operacionais. O programa estabelece critérios ambientais nos órgãos governamentais, desde os pequenos cuidados dentro das rotinas de trabalho, como o uso racional dos bens duráveis e do material de consumo, na economia responsável de insumos como água e energia, passando pela gestão adequada dos resíduos gerados e também com relação aos investimentos, custeio e contratação de serviços, ações que visam estabelecer além da diminuição dos referidos impactos ambientais, uma melhoria na qualidade de vida no próprio ambiente de trabalho. Em 1999 o Ministério do Meio Ambiente criou sua primeira Comissão Permanente e a partir dali o Programa passou a ser incluído nas ações de competência da Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável, que estabelece a ligação com as ações que buscam a ecoeficiência governamental.
Objetivos da A3P:
 
• Sensibilizar os gestores, servidores e colaboradores do serviço público para as questões socioambientais
 
• Estimular a incorporação de critérios para gestão social ambiental
    responsável nas atividades públicas;
 
• Promover a economia de recursos naturais e redução de gastos
    institucionais;
 
• Contribuir para revisão dos padrões de produção e consumo e na
   adoção de novos referenciais, no âmbito da administração pública.

Fonte: site do Conpam

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará  – Arce
Avenida Santos Dumont, 1789 – 14º Andar – Fortaleza – Ceará CEP 60150-160

01/07/2012

Assessoria de Imprensa – ARCE
Jornalista: Angélica Martins
Estagiária: Giovanna Almeida
Fone: (85)3101-1020
Fax: (85)3101-1030