Analista da Arce apresenta estudo em Congresso Internacional

14 de março de 2019 - 19:14

Com a palestra Social Tariff Use in Brazil (Tarifa Social em Uso no Brasil), o diretor executivo da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), Alceu Galvão, apresenta dados para participantes de Congresso que acontece hoje, 14, e amanhã, 15, em Lisboa, cuja temática versa sobre tarifas sustentáveis para os serviços de água. Quatro tópicos norteiam as análises dos técnicos participantes do conclave: “As necessidades de Financiamento e os Sistemas Tarifários”, “Tarifas e os Direitos Humanos à Agua”, “Questões Legais e Regulatória na Definição e na Efetivação do Direito Humano á Água”, e, ainda, “Incertezas e Novos Desafios para os Sistemas Tarifários”.

Além do Brasil, com o cearense Alceu Galvão, o Congresso conta com palestrantes de mais seis países: Portugal, Espanha, França, Alemanha, China e Estados Unidos. A sessão de encerramento está prevista para as 17h15min de amanhã, sexta-feira, após apresentação dos trabalhos finais e plenária de discussão. De Portugal, o analista da Arce segue para a “Missão França” que tem como protagonista a Agência Francesa de Cooperação Internacional – Expertise France, cuja finalidade é “conceber e implementar projetos para contribuir para o desenvolvimento equilibrado dos países parceiros, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e as prioridades da ação externa da França”. Esse encontro acontecerá no período de 15 a 24 de março, nas cidades de Nice e Cannes, no sul da França.

Serviço:
Alceu é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1990), Mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1994) e Doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2008). Coordenou várias pesquisas técnicas de saneamento básico no âmbito da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR) e do Instituto Trata Brasil. Tem, também, experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Básico, atuando principalmente nos seguintes temas: regulação, planejamento e gestão, mais especificamente nos componentes de abastecimento de água, esgotamento sanitário e manejo de resíduos sólidos.

14.03.2019

Fone: (85)3194.5675