Operação dos Sistemas Metroferroviários de Transporte de Passageiros

22 de outubro de 2012 - 19:17

A segunda parte do seminário Aspectos de Regulação e Operação do Sistema de Transporte Público Metroviário da Região Metropolitana de Fortaleza acontecerá nas próximas quinta e sexta-feiras, dias 25 e 26, no auditório da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará -Arce, localizado na Avenida Santos Dumont, 1789, 2º Andar. A programação terá início às oito horas da manhã, com intervalo ao meio dia, retomando os trabalhos às 13 horas, com encerramento previsto para as 17 horas. Assim como a primeira parte do Seminário, que tem como objetivo subsidiar futuras decisões nas instâncias superiores do Estado, a segunda também será voltada para análise de aspectos importantes para o sistema, com a apresentação de possibilidades e alternativas viáveis no que tange aos modelos de regulação e operação.

O evento tem carácter eminentemente técnico e contará com a presença de representantes da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro – Agetransp, que trarão suas experiências; da Secretaria da Infraestrutura- Seinfra; do Departamento Estadual de Trânsito -Detran; e da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – Metrofor. Outros aspectos a serem abordados pelos gestores e consultores estão relacionados aos componentes dos Sistemas Metroferroviários de Transporte de Passageiros, seus elementos e características, a classificação dos sistemas urbanos sobre trilhos (trens suburbanos, metrôs, bondes, veículos leves sobre trilhos), detalhamento da infraestrutura e a superestrutura da via permanente, pátios, estações, oficinas e demais instalações de apoio.

Também serão discutidas as metodologias de formação dos trens, cálculo de marcha, capacidade das linhas, fatores influentes e de determinação e, ainda, definição de capacidade de um sistema de transporte metroferroviário de passageiros. Por fim, os aspectos de regulação de Sistemas de Transporte Metroferroviário de Passageiros, cujo exemplo será o caso do Estado do Rio de Janeiro. Serão apresentados o arcabouço institucional do setor, as concessões existentes, o arcabouço regulatório da Agetransp, os aspectos da atuação e outros pontos considerados relevantes. O modelo de Rede e de Delegação do Sistema de Transporte Rodoviário Metropolitano de Passageiros e suas Interfaces com o Trem Metropolitano de Fortaleza, também serão alvo de considerações.

22/10/2012

Assessoria de Imprensa – ARCE
Jornalista: Angélica Martins
Estagiária: Giovanna Almeida
Fone: (85)3101-1020
Fax: (85)3101-1030