Arce participará de todas as Conferências Regionais de Meio Ambiente

2 de abril de 2013 - 13:21

Dez Conferências Regionais de Meio Ambiente serão realizadas durante os meses de abril, maio, junho e julho, no Estado do Ceará. Em todas elas, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, terá efetiva participação. Os encontros têm como objetivo discutir a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). No Ceará, o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – Conpam, é o responsável por coordenar as Conferências Estadual e Regionais, apontando as políticas públicas necessárias ao desenvolvimento sustentável. Os eventos municipais/regionais são preparatórios para a Conferência Estadual que, por sua vez, antecede a etapa nacional que acontecerá em Brasília, no período de 24 a 27 de outubro de 2013. Em todo o Brasil, os encontros estaduais deverão ser concluídos até o mês de setembro.No Ceará, IV Conferência Estadual do Meio Ambiente será em agosto, durante os  dias 29 e 30.

A 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente irá discutir a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com foco nos seguintes temas: Produção e Consumo Sustentáveis,   Redução dos Impactos Ambientais e Geração de Emprego e Renda. O processo da Conferência Nacional começa pelas etapas locais, em um município sozinho como Conferência Municipal ou em grupo de municípios como Conferência Regional. Os delegados que participarão da Conferência Nacional serão eleitos durante as Conferências Estaduais. Durante a 4a Conferência Estadual do Meio Ambiente, os participantes terão a oportunidade de discutir e aprofundar questões relacionadas aos resíduos sólidos, apontando as políticas públicas necessárias ao desenvolvimento sustentável de forma integrada para os três âmbitos da Federação – municipal, estadual e federal. Também serão apontados os caminhos para a integração da agenda de desenvolvimento econômico e social, privilegiando, ainda, a sustentabilidade ambiental do Ceará.

Calendário das Conferências Regionais de Meio Ambiente

Mês Abril

Sertão de Crateús e Sertão de Inhamuns

Município Sede: Crateús

Municípios Integrados: Ararendá, Catunda, Crateús, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga, Santa

Quitéria, Tamboril,Tauá, Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Quiterianópolis.

Mês Maio

Serra Grande e Sertão Norte

Município Sede: Tianguá /Sobral

Municípios Integrados: Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, São Benedito, Tianguá, Ubajara, Viçosa do Ceará , Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Ipu, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá, Sobral, Varjota.

Região Norte Litoral

Município Sede: Camocim / Acaraú.

Municípios Integrados: Acaraú, Barroquinha, Bela Cruz, Camocim, Chaval, Cruz, Granja, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Martinópole, Morrinhos, Uruoca.

Região Oeste

Município Sede: Itapipoca

Municípios Integrados: Amontada, Apuiarés, General Sampaio, Irauçuba, Itapagé, Itapipoca, Miraíma, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Luís do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim, Uruburetama.

Cariri

Município Sede: Juazeiro do Norte /Crato

Municípios Integrados: Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri.

Sertão Centro-Sul

Município Sede: Iguatu

Municípios Integrados: Acopiara, Baixio, Boa Viagem, Cariús, Catarina, Cedro, Deputado Irapuan Pinheiro, Granjeiro, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jucás, Lavras da Mangabeira, Milhã, Mombaça, Orós, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixelô, Senador Pompeu, Solonópole, Tarrafas, Umari, Várzea Alegre.

Sertão Central

Município Sede: Quixadá /Quixeramobim

Municípios Integrados: Banabuiú, Canindé, Caridade, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Itatira, Madalena, Paramoti, Quixadá, Quixeramobim, Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Pacoti, Palmácia, Redenção.

Mês Junho

Fortaleza e RMF- A e B

Município Sede: Fortaleza

Municípios Integrados: Aquiraz, Caucaia, Eusébio, Fortaleza, São Gonçalo do Amarante Maracanaú, Chorozinho, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Ocara, Pacajus, Pacatuba.

Região do Vale do Jaguaribe

Município Sede: Limoeiro do Norte /Morada Nova

Municípios Integrados: Alto Santo, Ererê, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte.

Região Leste

Município Sede: Aracati.

Municípios Integrados: Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaruana, Pindoretama.

Mês Julho

Sistematização das deliberações das Conferências Regionais.

Mês Agosto

29/08 e 30/08 – IV Conferência Estadual do Meio Ambiente