Arce oferecerá atendimento “Vapt-Vup”

10 de julho de 2013 - 14:47

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce – terá estrutura de atendimento de ouvidoria nos “shoppings” de serviços públicos, batizados de Vapt-Vupt. A construção desses “shoppings” será iniciada no próximo mês de agosto, conforme licitação realizada pela Secretaria da Justiça – Sejus,  tendo como vencedor o consórcio liderado pelo grupo  Marquise. O projeto prevê a construção de cinco unidades – sendo três unidades em Fortaleza (Antônio Bezerra, Centro e Messejana), uma em Sobral e outra em Juazeiro do Norte. Os citados “shoppings”  passarão a funcionar como grandes centros de atendimento aos cidadãos, com diversas ramificações de serviços públicos. O foco principal do projeto assemelha-se à já existente Casa do Cidadão, diferenciando-se por ser em grande escala e por ser uma Parceria Público-Privada (PPP).

A Arce, em conformidade com a diretriz de descentralização assumida no planejamento de 2013, estará com uma estrutura de atendimento de Ouvidoria presente em cada uma dessas unidades. Para tanto, já foi assinado convênio com a Sejus que é a responsável pela gestão do contrato de PPP relativo ao Projeto Vapt-Vupt. A implementação desse projeto proporcionará uma maior divulgação do atendimento de Ouvidoria da Agência Reguladora, levando a presença da Arce ao grande público. O Vapt-Vupt contará com um leque de serviços: emissão de carteira de identidade, título de eleitor e passaporte, contando, também, com postos do Programa Estadual de proteção e Defesa do Consumidor – Procon, Polícia Civil, Ouvidoria Geral do Estado, Departamento Estadual de Trânsito – Detran, Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza – Etufor, Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania – AMC e das Concessionárias de Serviços Públicos, dentre outros. Vale ressaltar que o estande da Arce, em cada unidade do Vapt-Vupt, ficará ao lado dos da Cagece e  da Coelce.

Serviço:
Como o próprio nome sugere, o Vap-Vupt – expressão criada pelo humorista e escritor cearense Chico Anysio, morto em março de 2012, aos 80 anos – tem como objetivo acelerar o atendimento ao público, no que se refere à prestação de serviços que vão da expedição de documentos de identidade à 2ª via de Certidão de Nascimento (sem ônus); da renovação da  Carteira Nacional de Habilitação à  Emissão de Certidão Negativa da Justiça Federal.  Todas as unidades deverão obedecer aos requisitos arquitetônicos pré-definidos, com área de circulação; infocentro (local onde o cidadão terá acesso gratuito à internet); terminal de auto atendimento bancário; totem da concessionária de serviços públicos; lanchonete, dentre outros itens. Caberá à Secretaria de Justiça e Cidadania o estabelecimento de metas e a fiscalização, observando a qualidade e eficiência da prestação dos serviços públicos oferecidos em cada unidade, por meio de uma padronização de atendimento e de uma gestão profissionalizada.

O modelo de atendimento integrado ao cidadão surgiu no Brasil em 1995 e revolucionou a prestação desse tipo de serviço público por ter como  foco principal, a qualidade, a eficiência e a eficácia. A iniciativa vem facilitando a vida do cidadão que passou a dispor de serviços essenciais à cidadania e ao seu bem-estar em locais estratégicos, de grande circulação de pessoas e de fácil acesso, com horário de atendimento ampliado, instalações físicas confortáveis, funcionários treinados e operando com novas práticas, com uso intensivo de tecnologia e padrões de atendimento pré-definidos. Atualmente no Brasil, existe um total de aproximadamente 160  Unidades de Centrais de Atendimento Integrado. Nesse contexto destacam-se os Estados da Bahia, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, com um maior número de unidades implantadas e em plena operação.

10.07.13

Assessoria de Imprensa – Arce