Servidores da Arce participam de capacitação

27 de agosto de 2013 - 16:50

 “Sistema de Informação Geográfica – SIG – Aplicado aos Transportes”  é o curso que está sendo realizado desde ontem, dia vinte e seis, nas dependências da Agência Reguladora de Serviços Púbicos Delegados do Estado do Ceará – Arce. O curso, que se estende até à próxima sexta-feira, dia trinta, é direcionado aos servidores da Coordenação de Transporte da Agência, porém profissionais de outras entidades que atuam no setor de transportes públicos também foram convidados.

A iniciativa tem como foco promover  a compreensão, quantificação e qualificação dos fenômenos que ocorrem no espaço geográfico a partir da incorporação do atributo espacial nas análises dos problemas identificados no sistema de transportes, difundido técnicas de consulta e manutenção de bancos de dados. Ministrado por uma equipe da Concremat Engenharia e tecnologia, empresa de consultoria que mantém vínculo contratual com a Arce, a atividade se divide em dois módulos. Os tópicos centrais do primeiro módulo são “Introdução – Cartografia para Geoprocessamento; “Sistema de Informações Geográficas – SIG”; “Uso Corporativo e Administração de SIGs”. Quanto ao segundo módulo, este tem caráter aplicativo e trata da criação de banco de dados e de mapas temáticos, da administração e manipulação de dados, dentre outros conhecimentos.

Além de colaboradores da Arce, participam da atividade, representantes do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-Ce), da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos –  (Metrofor) e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). O curso está sendo realizado no auditório da Arce, localizado no segundo andar do Edifício Potenza, na Av. Santos Dumont, 1789. 

27.08.2013

Assessoria de Imprensa – Arce
Jornalista: Angélica Martins
Estagiário: Leonardo Santana
Fone: (85)3101-1020
Fax: (85)3101-1030
E-mail: imprensa@arce.ce.gov.br