Arce cadastrará “Usuário Voluntário”

13 de setembro de 2013 - 14:36

Na próxima terça-feira, dia 17,  durante mais uma fase do programa “Arce nos Municípios” – que desta feita será realizado na cidade de Barreira -, a Agencia Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará –  Arce,  lançará o programa “Usuário Voluntário”. A iniciativa  visa estimular uma parceria entre usuários dos serviços públicos e a Agência Reguladora, com o propósito maior de melhorar a qualidade da fiscalização e, consequentemente, dos serviços prestados à população. Segundo a Organização das Nações Unidas, voluntário “é o jovem ou o adulto que, devido o seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social ou mesmo  outros campos”.

Durante o evento “Arce nos Municípios” serão apresentadas informações básicas sobre o Programa Usuário Voluntário, oportunidade em que as atendentes da Ouvidoria da Arce estarão recebendo os interessados em se cadastrar no programa. Podem participar todos os cidadãos residentes no estado do Ceará,  maiores de 18 anos, que tenham CPF e RG, que desejam prestar serviços em benefício da comunidade.  Os selecionados não podem ter vínculos com empresas prestadoras de serviços regulados e a Arce fará um treinamento com todos os candidatos. O tempo de duração do programa é indeterminado, não havendo recadastramento, ou seja: os usuários que não respeitarem as regras do programa serão, automaticamente,  desligados, sem a possibilidade de retorno.

Segundo Sérgio Miranda, integrante da ouvidoria da Arce,  “o voluntário é uma  pessoa que dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a um trabalho essencialmente solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo quanto às suas próprias motivações”.  Ele adianta que “cada voluntário  do programa terá direito a receber, sem nenhum custo, a credencial para exercício das atividades e treinamento, supervisão e apoio para o desenvolvimento das ações”. Além disso, cada usuário tem o direito de ter acesso às informações e descrições claras de suas atividades e responsabilidades.

Para se cadastrar no programa, os interessados podem utilizar quatro canais de cadastramento: usuariovoluntario@arce.ce.gov.br, durante os eventos da Agência, pelo telefone da ouvidoria, cujo número é  0800-275-3838 ou mesmo dirigindo-se à  sede, localizada na Avenida Santos Dumont, 1789, Fortaleza.

 

13/09/2013

Assessoria de Imprensa – ARCE

Jornalista: Angélica Martins

Estagiário: Mateus Costa Ramos

Fone: (85)3101-1020

Fax: (85)3101-1030