Estudo revela redução da qualidade da água no Cariri

12 de dezembro de 2013 - 16:41

Com o objetivo de obter  informações sobre as condições de saneamento básico nos municípios da Região Metropolitana do Cariri – RMC,  além de encontrar diferentes formas de contribuição por parte da população em busca de soluções, o Instituto Trata Brasil realizou um detalhado estudo, com a participação  da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, da Companhia  de Água e Esgoto do Ceará – Cagece,  e do Ministério Público do Estado do Ceará. Foram nove, os municípios  alvo do estudo: Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Caririaçu, Farias Brito, Jardim,  Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Segundo o Censo de 2010, a citada região conta com 564.478 mil habitantes. O Instituto Trata Brasil “trabalha com o objetivo de mobilizar o cidadão brasileiro para cobrar soluções de seus governantes nos serviços de água tratada, coleta e tratamento de esgoto. 

De acordo com o próprio Instituto e de técnicos da Agência Reguladora, o estudo revela, entre outros aspectos, o perfil de morbidade por diarreias, inclusive os gastos hospitalares com internações motivadas por essa enfermidade. Estudos realizados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh, além de análises de controle de qualidade da água da Cagece e de relatórios de fiscalização da Arce demonstram redução da qualidade da água dos mananciais, principalmente em decorrência da frequente presença de nitrato nas amostras, o que indica claramente a presença de poluentes na água. No tocante à situação do esgotamento sanitário nas cidades que compõem a RMC, verifica-se grande número de esgotos a céu aberto nas zonas urbanas, o que resulta em problemas de contaminação da qualidade da água subterrânea. Ainda conforme o levantamento realizado,  quase 3.500 pessoas  convivem com este tipo de problema. 

A saúde da população está diretamente relacionada às condições de saneamento básico. Entretanto, a pesquisa também revela que mesmo tendo consciência da importância de contar com os serviços, grande parte da população “não pagaria para ter o domicílio ligado à rede coletora de esgotos”.  O objetivo maior do Governo do Estado, que patrocinou o estudo, é levar informações e esclarecimento à população, engajando a sociedade de forma que todos passem a ter consciência da necessidade de utilizar os serviços já existentes. Desde 2001 que a  Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará regula e fiscaliza os serviços de água e esgoto no Ceará, avaliando os sistemas operados pela Cagece.  A fiscalização técnica é o conjunto de etapas e procedimentos mediante os quais a Arce verifica o cumprimento de aspectos que envolvem a produção, tratamento, adução e distribuição, além do controle e qualidade da água, com base nas leis, normas e regulamentos aplicáveis à prestação dos serviços.

 

12/12/2103

Assessoria de Imprensa – ARCE

Angélica Martins

Email: angelica.martins@arce.ce.gov.br

Fone: (85)3101-1020

Fax: (85)3101-1030