Carta do Cariri serve de base para estudo

5 de maio de 2014 - 14:46

Hoje, dia seis, e também na quarta, dia sete, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, realizará encontro nas sedes das Câmaras Municipais de Barbalha e Juazeiro do Norte, respectivamente, a fim de tratar sobre a problemática do saneamento básico na Região Metropolitana do Cariri. Participarão do encontro técnicos da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, do Ministério Público do Ceará (MP-Ce), da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh, além de de representantes das citadas prefeituras.

A nova reunião agendada dará prosseguimento ao que foi discutido no último encontro com as referidas instituições, realizado no dia quatro de abril, na sede da Procuradoria Geral de Justiça – PGJ, em Fortaleza-CE. Os debates foram fomentados pela Carta do Cariri, tirada a partir de reunião ocorrida em 2013 com os mesmos órgãos mencionados, além de representantes dos nove municípios da Região que é formada por Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Ainda no ano passado, o Instituto Trata Brasil realizou um detalhado estudo com o objetivo de obter informações sobre as condições de saneamento básico no Cariri e encontrar formas de contribuição por parte da população, em busca de soluções.

Estudos feitos também pela Cogerh, concluíram que há uma redução da qualidade da água dos mananciais, indicando claramente a presença de poluentes. Durante a reunião do dia quatro de abril, detalhou-se a questão da redução dessa qualidade e discutiu-se a situação do esgotamento sanitário nas cidades que compõem a Região Metropolitana do Cariri, verificando-se que é grande o número de esgotos a céu aberto nas zonas urbanas, o que, segundo os técnicos, aumenta a contaminação da água subterrânea.

Para o Coordenador de Saneamento Básico e representante da Arce nas reuniões, Alceu Galvão, o encontro visa debater junto a sociedade a importância da interligação ao esgotamento sanitário em Juazeiro e Barbalha. “Os impactos negativos decorridos desta situação poderão, inclusive, no médio prazo, provocar a perda do manancial subterrâneo da região”, complementa Galvão.

Serviço:

Região Metropolitana do Cariri (RMC)

A Região Metropolitana do Cariri surgiu a partir da conurbação entre os municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, denominada então Crajubar (seu nome vem da junção das iniciais dos municípios citados). Foi criada por uma Lei Complementar Estadual nº 78 sancionada em 29 de junho de 20093. Somando-se a eles, foram incluídas as cidades limítrofes situadas no Cariri cearense: Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Tem como área de influência a região sul do Ceará e a região da divisa entre o Ceará e os estados de Pernambuco, Paraíba e Piauí. Segundo o Censo de 2010, a citada região conta com 564.478 mil habitantes.

05/05/2014

Assessoria de Imprensa – Arce