Workshop discutirá monitoramento e indicadores no setor de abastecimento

14 de maio de 2014 - 16:54

 “Continuidade do Abastecimento: Monitoramento e Indicadores” é o tema do workshop que a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará- Arce está preparando com o objetivo de promover a discussão sobre a produção de informações precisas e confiáveis quanto à continuidade do abastecimento de água, cálculo e aplicação de indicadores de continuidade do abastecimento para fins de regulação dos serviços. O encontro, que é dirigido a engenheiros da Arce, técnicos da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e especialistas de agências reguladoras e demais entidades interessadas do setor de saneamento, acontecerá no período de 28 a 30 de maio de 2014, no auditório da Agência Cearense que fica no segundo andar do Edifício Potenza, na Avenida Santos Dumont, 1789.

A solenidade de abertura do workshop está marcada para as nove horas do dia 28 e contará com a presença de Fábio Timbó, Presidente da Arce e Vice-Presidente Regional Nordeste da Associação Brasileira de Agências de Regulação – Abar. Logo em seguida, o analista de regulação Alexandre Caetano falará sobre “Continuidade do Abastecimento: importância e exigências regulatórias” e também sobre “Regulação Sunshine e Indicadores de Continuidade do Abastecimento”. O período da tarde está reservado para apresentação de técnicos da Enops Engenharia que é uma empresa brasileira com padrões globais de qualidade que atua no ramo de saneamento básico, com foco em redução de perdas e otimização operacional. Na oportunidade, serão abordados os seguintes temas: “Construção de Indicadores de Continuidade: requisitos técnicos e resultados dos testes de campo em redes piloto monitoramento” e “Redes de Monitoramento da Continuidade do Abastecimento: concepção dos modelos parâmetros operacionais”. Com as referidas apresentações, fica encerrado primeiro dia do evento.

A segundo dia do encontro será aberto por Luiz Celso Braga Pinto, da Cagece, que, ás nove horas, proferirá palestra sobre “ Controle e Redução de Perdas de Água”. Logo depois, especialistas da Enops levantarão “Estratégias para Manutenção da Continuidade do Abastecimento: gestão de ativos e lições das ações de combate às perdas de água”. Já o período da tarde será dedicado à apresentação de “Tecnologias Associadas às Redes de Monitoramento: medição e armazenamento de dados de vazão e pressão” e “Tecnologias Associadas às Redes de Monitoramento: medição e armazenamento de dados de vazão e pressão”. Os últimos momentos do workshop , que se darão na manhã do dia 30, serão reservados à discussão sobre “Redes de Monitoramento: princípios de modelagem hidráulica” e “Aplicação do Epanet para obtenção de indicadores de continuidade”. Epanet é um simulador amplamente testado e credível, que beneficia há mais de uma década de uma alargada comunidade de utilizadores em todo o mundo, a qual contribui em muito para o seu aperfeiçoamento. O programa tem um ambiente gráfico integrado para editar os dados descritivos da rede e dos cenários a modelar, executar simulações hidráulicas e de qualidade da água, calibrar o modelo e visualizar os resultados em vários formatos.

Encerradas essas últimas apresentações, haverá debate e será feita uma avaliação dos resultados.

 

Serviço:

Epanet é um programa de computador licenciado como domínio público para simulação de sistemas de distribuição de água. O software contém dois módulos integrados, que calculam a solução para o sistema hidráulico de redes pressurizadas e permitem rastrear constituintes reativos e não reativos dentro do sistema. A primeira versão do programa surgiu em 1993.

Epanet2 é a versão atual do programa, disponível tanto como um software completo quanto como um kit de ferramentas para desenvolvedores de código aberto (em C) e domínio público. A disponibilidade do toolkit fez com que o sistema se tornasse o núcleo de diversos softwares comerciais, com recursos não presentes na versão original e frequentemente focados na tecnologia GIS.

O formato de entrada do Epanet, um arquivo de texto separado por tabulações de formato “.inp”, representa a topografia, consumo, controles e outros aspectos de uma rede de distribuição de água. Sua adoção por diversos outros softwares gratuitos ou comerciais tem tornado o formato um padrão de industria.

O Epanet foi desenvolvido pela Agência Norte-Americana de Proteção Ambiental (EPA – U.S. Environmental Protection Agency).

(Fonte: Wikipédia)

 

14.05.14

 

Assessoria de Imprensa – ARCE

Angélica Martins

Email: angelica.martins@arce.ce.gov.br

Fone: (85)3101-1020

 Fax: (85)3101-1030