Carta do Cariri fomenta novas discussões

9 de junho de 2014 - 16:28

A convite do presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, Vereador Antônio Vieira Neto (PSC), a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, participará amanhã, dia dez, a partir das 14h, de audiência pública, no plenário da Casa. A sede da Câmara de Juazeiro fica na rua do Cruzeiro, 217, Centro. Membros da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, e do Instituto Trata Brasil também participarão do encontro que será norteado pelas discussões que envolvem a real situação do saneamento básico na Região do Cariri e os problemas detectados. Representado pelo coordenador de saneamento básico, Alceu Galvão, a Arce dará prosseguimento ao que foi discutido no último encontro, levantando novos pontos e fomentando as análises preliminares.

Os debates, realizados no dia seis de maio, nas sedes das Câmaras Municipais de Barbalha e Juazeiro do Norte, tiveram como base a Carta do Cariri, tirada a partir de reunião ocorrida em 2013 com as instituições já mencionadas e representantes dos nove municípios da Região que é formada por Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Ainda no ano passado, o Instituto Trata Brasil realizou um detalhado estudo com o objetivo de obter informações sobre as condições de saneamento básico no Cariri e de encontrar formas de contribuição que possam resultar em concretas soluções.

Estudos feitos anteriormente pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh, concluíram que há uma redução da qualidade da água dos mananciais, indicando claramente a presença de poluentes. Durante a reunião do dia quatro de abril, detalhou-se a questão da redução dessa qualidade e discutiu-se a situação do esgotamento sanitário nas cidades que compõem a Região Metropolitana do Cariri, verificando-se que é grande o número de esgotos a céu aberto nas zonas urbanas, o que, segundo os técnicos, aumenta a contaminação da água subterrânea.

09/06/2014

Assessoria de Imprensa – Arce