Arce agenda duas reuniões para debater Saneamento Básico

11 de agosto de 2014 - 16:47

Na qualidade de integrante do Comitê de Segurança Hídrica – CSH, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, participa amanhã, dia 12, às 09h, de reunião na sede do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – Conpam, situada à rua Osvaldo Cruz, 2366, Dionísio Torres. Na ocasião, o coordenador de saneamento básico da Arce, Alceu Galvão, estará presente, representando a Agência. A pauta do encontro versará sobre “construção de estratégias visando o alcance dos indicadores relativos ao índice da qualidade da fiscalização de água”, cujo tema foi estabelecido no Projeto de Apoio ao Crescimento Ecônomico com Reduções das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental no Estado do Ceará – PforR. Outras instituições, integrantes do CSH, também foram convidadas: a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh; a Secretaria das Cidades ; a Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece – e a Fundação Cearense de Metrologia e Recursos Hídricos – Funceme.

No tocante à participação da Arce no Comitê de Segurança Hídrica, Alceu Galvão adianta que, entre outros relevantes pontos, se discutirá sobre “os indicadores que medem as ações de sustentabilidade e de combate aos efeitos da seca no Estado do Ceará”. Ainda no dia 12 de agosto, às 09h, a Agência Cearense, representada pelo analista de regulação Geraldo Basílio que integra o setor de saneamento, participará de reunião na Secretaria de Infraestrutura do Município de Caucaia, localizada na Rodovia CE-090, KM 01, nº 1076, Itambé. O principal objetivo do encontro é elaborar o plano de saneamento básico do citado município. Para elaboração do documento, os gestores de Caucaia contam com o auxílio de técnicos Arce. Uma segunda edição do encontro está marcada para o próximo dia 19. Conforme afirma Alceu Galvão, a Arce tem larga experiência e pode contribuir na elaboração dos planos de saneamento. “O objetivo da Agência é colaborar para o desenvolvimento das políticas públicas em Caucaia, analisando, criticamente, a elaboração do plano municipal de saneamento básico.

Serviço:

Uma das propostas do Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará – PforR, é garantir a continuidade dos investimentos em áreas estratégicas do Estado, programados no Plano Plurianual – PPA 2012 – 2015, de forma a promover um crescimento econômico que privilegie a inclusão social e seja ambientalmente sustentável. Para tanto, o PforR conta com um comitê que tem como objetivo maior acompanhar e monitorar, mensalmente, a execução dos Programas, Indicadores e Projetos de Assistência Técnica nas áreas de Capacitação Profissional, Assistência à Família, Qualidade da Água e Gestão do Setor Público, atuando ao longo de toda duração do Projeto de modo a assegurar que as metas acordadas com o Banco Mundial sejam cumpridas, os desembolsos sejam efetivados e os resultados alcançados.

11.08.2014

Jornalista: Angélica Martins