Inaugurada primeira unidade do Vapt-Vupt

12 de agosto de 2014 - 15:10

A inauguração da primeira unidade do Programa de Atendimento Integrado ao Cidadão, que recebe o nome de Vapt -Vupt, acontece na manhã desta quarta-feira, dia 13, no Centro de Juazeiro do Norte – no complexo Multiuso que fica na Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, terá um posto de atendimento ao cidadão e, no último mês de junho, capacitou duas colaboradoras que serão responsáveis pelos trabalhos da Agência, na citada unidade. O programa, que prestará diferentes serviços públicos, indo da emissão de documentos (carteiras de identidade, títulos, passaportes, cartões únicos, etc) à renovação da Carteira Nacional de Habilitação; da Emissão de Certidão Negativa da Justiça Federal ao aconselhamento e orientação individualizados, estará sob a coordenação da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará – Sejus. A solenidade de inauguração está marcada para dez horas, contando com a presença de representantes dos diversos órgãos que prestarão serviços no local.

Conforme Sérgio Miranda, integrante da ouvidoria da Arce, ao todo serão cinco unidades: fora as de Juazeiro e Messejana (que será a segunda a ser inaugurada), estão previstas mais duas em Fortaleza (Centro e Antônio Bezerra) e uma em Sobral. A previsão de operação para a unidade de Messejana e Sobral é até o final deste ano. “O objetivo maior é facilitar a vida do cidadão. Esse programa vai promover a descentralização do atendimento da ouvidoria da Arce e a interiorização da Agência, gerando mais visibilidade e tornando-a mais próxima da população”, acrescenta Miranda. A Agência, em conformidade com a diretriz de descentralização definida no planejamento do ano de 2013, estará com uma estrutura de atendimento de Ouvidoria presente em cada uma das unidades do Vapt-Vupt.

Todos os postos do Vapt-Vupt terão, também, a participação do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon, Polícia Federal, Polícia Civil, Ouvidoria Geral do Estado, Departamento Estadual de Trânsito – Detran, Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza – Etufor, Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania – AMC, e de Concessionárias de Serviços Públicos, inclusive de telefionia. Vale ressaltar que o estande da Arce, em cada unidade do Vapt-Vupt, ficará sempre ao lado dos da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, e da Companhia Energética do Ceará – Coelce. Como o próprio nome sugere, o Vap-Vupt – expressão criada pelo humorista e escritor cearense Chico Anysio – tem como objetivo acelerar o atendimento ao público.

De acordo com a secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, “a meta é atingir 260 mil atendimentos por mês quando todas as unidades estiverem em pleno funcionamento”. Já Danielle Silva Pinto, coordenadora de Planejamento e Infraestrutura Regulatória da Arce, ressalta que as unidades do programa Vapt-Vupt “representam uma forma de expandir os trabalhos e tornar a agência mais acessível”. Todas os equipamentos deverão obedecer aos requisitos arquitetônicos pré-definidos, com área de circulação; infocentro (local onde o cidadão terá acesso gratuito à internet); terminal de auto atendimento bancário; totem da concessionária de serviços públicos; lanchonete, dentre outros itens.

Serviço:

O modelo de atendimento integrado ao cidadão surgiu no Brasil em 1995 e revolucionou a prestação desse tipo de serviço público por ter como foco principal, a qualidade, a eficiência e a eficácia. A iniciativa vem facilitando a vida do cidadão que passou a dispor de serviços essenciais à cidadania e ao seu bem-estar em locais estratégicos, de grande circulação de pessoas e de fácil acesso, com horário de atendimento ampliado, instalações físicas confortáveis, funcionários treinados e operando com novas práticas, com uso intensivo de tecnologia e padrões de atendimento pré-definidos. Atualmente no Brasil, existe um total de aproximadamente 160 Unidades de Centrais de Atendimento Integrado. Nesse contexto destacam-se os Estados da Bahia, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, com um maior número de unidades implantadas e em plena operação, comprovando o sucesso da iniciativa.

12.08.2014

Jornalista: Angélica Martins