9ª Encontro Técnico de Alto Nível

2 de outubro de 2014 - 14:42

Com a participação de oito países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Porto Rico e Venezuela – será realizado, nos próximos dias nove e dez de outubro, em Brasília, o 9º Encontro Técnico de Alto Nível, com o tema “Tendências em Regulação e Prestação de Serviços em Água e Saneamento”. O objetivo do encontro é discutir os mais diversos aspectos que versam sobre a realidade vivida pelos países em desenvolvimento, quando se fala sobre abastecimento de água e esgotamento sanitário. Técnicos da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce estarão presentes no evento que acontecerá no auditório da Caixa Econômica Federal, situado no Setor Bancário Sul, Quadra I. Trata-se de uma iniciativa da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental – Aidis, em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Secção São Paulo, com apoio do Governo do Distrito Federal e da Companhia Estadual de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp.

O evento, que tem como público-alvo profissionais que atuam em agências reguladoras, empresas de saneamento e universidades, também procura apresentar desafios vivenciados em outros países, no setor de saneamento. Nesse contexto, serão propostas soluções para fatores como a escassez de água, perdas e desperdício; ineficiência operacional na gestão dos serviços e dificuldade na operação e manutenção dos sistemas de esgotamento sanitário. A programação contempla palestras sobre “Oportunidades de Reúso de Efluentes Domésticos pelo Setor Agrícola” e “Empresas Operadoras de Água e Saneamento: Modernização do Setor”. No final de cada apresentação, terá um momento exclusivo para perguntas e esclarecimentos. O coordenador de saneamento básico da Arce, Alceu Galvão, será o moderador da cerimônia de abertura e ministrará, no primeiro dia, a partir das 14h40min, palestra com o tema “Balanço da Regulação no Brasil sob a Égide da Lei Nº. 11.445/2007 – Perspectivas e Desafios do Ceará”. Ao todo, estima-se o comparecimento de 200 a 250 pessoas. O encerramento 9ª Encontro Técnico de Alto Nível está programado para acontecer às 12h do segundo dia.

Serviço:

A Associação Americana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS ) é uma sociedade civil técnico-científica sem fins lucrativos. Ela reúne as principais instituições de profissionais e estudantes das três Américas que se dedicam à preservação do meio ambiente, saúde e saneamento. Foi fundada em 14 de abril de 1948, representando um importante marco para o setor. A Aidis foi criada sete dias após a fundação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Desde então, mantém uma estreita colaboração com a citada entidade, garantindo o reconhecimento e a representação nas assembleias e comitês executivos, tanto na OMS, quanto na Organização Panamericana de Saúde (OPAS). A associação congrega 32 países das Américas e do Caribe. Atualmente, conta com 32 mil membros em suas 24 Seções nacionais. A coordenação das atividades ocorre por meio das 20 divisões técnicas. A sede está localizada em São Paulo e é denominada Abel Wolman, onde são coordenadas todas as atividades. (E-mail: aidis@aidis.org.br )

Fonte: Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental – Aidis

02.10.2014