Segunda unidade do Vapt-Vupt será inaugurada na próxima sexta-feira

17 de dezembro de 2014 - 16:46

A inauguração da segunda unidade do Programa de Atendimento Integrado ao Cidadão, que recebe o nome de Vapt -Vupt, acontecerá na próxima sexta-feira, dia 19. A unidade, que fica na Avenida Jornalista Tomaz Coelho, 408, Messejana, já se encontra em pré-funcionamento. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, contará com um posto de atendimento ao cidadão e, nos últimos dias dois e três de dezembro, capacitou duas colaboradoras que serão responsáveis pelos trabalhos da Agência no local. 

O programa Vapt-Vupt, que prestará diferentes serviços públicos, indo da emissão de documentos (carteiras de identidade, títulos, passaportes, cartões únicos, etc) à renovação da Carteira Nacional de Habilitação; da Emissão de Certidão Negativa da Justiça Federal ao aconselhamento e orientação individualizados, é coordenado pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará – Sejus. A solenidade de inauguração desta segunda unidade está marcada para dez horas, contando com a presença do Governador Cid Gomes e de representantes dos diversos órgãos que prestarão serviços no local. 

A primeira unidade do Vapt-Vupt foi inaugurada no dia 13 de agosto deste ano, no Centro de Juazeiro do Norte – no complexo Multiuso. Ao todo, serão cinco unidades: fora as de Juazeiro e Messejana, estão previstas mais duas em Fortaleza, nos bairros Centro e Antônio Bezerra, e mais uma em Sobral.  O objetivo maior  da iniciativa é facilitar a vida do cidadão. Conforme o integrante da Ouvidoria da Arce, Sergio Miranda, “esse programa vai promover a descentralização do atendimento da ouvidoria da Arce e a interiorização da Agência, gerando mais visibilidade e tornando-a mais próxima da população”. O ente regulador, em conformidade com a diretriz de descentralização definida no planejamento do ano de 2013, terá um espaço de atendimento de Ouvidoria presente em cada uma das unidades. 

Todos os postos do Vapt-Vupt terão, também, a presença do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon, Polícia Federal, Polícia Civil, Ouvidoria Geral do Estado, Departamento Estadual de Trânsito – Detran, Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza – Etufor, Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania – AMC, e de Concessionárias de Serviços Públicos, inclusive de telefonia. Vale ressaltar que o estande da Arce, em cada unidade do Vapt-Vupt, ficará sempre ao lado dos da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, e da Companhia Energética do Ceará – Coelce. Como o próprio nome sugere, o Vap-Vupt – expressão criada pelo humorista e escritor cearense Chico Anysio – tem como objetivo acelerar o atendimento ao público. 

Segundo a Secretaria da Justiça e Cidadania a meta é atingir 260 mil atendimentos por mês quando todas as unidades estiverem em pleno funcionamento. Os equipamentos obedecem aos requisitos arquitetônicos predefinidos, com área de circulação; infocentro (local onde o cidadão terá acesso gratuito à internet); terminal de auto atendimento bancário; totem da concessionária de serviços públicos; lanchonete, dentre outros itens.

17.12.2014

Assessoria de Imprensa – ARCE

Jornalista: Angélica Martins

Estagiário: Rodrigo Duarte

Fone: (85)3101-1020

Fax: (85)3101-1030