Arce recebe representantes do Tribunal de Contas do Estado

8 de maio de 2015 - 11:46

O presidente do conselho diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), Adriano Costa, recebeu, nesta quinta-feira, 07, a visita do conselheiro e ouvidor do Tribunal de Contas do Estado – TCE, Itacir Todero. Ele se fez acompanhar de Gabriel Macedo e de Karoline Cavalcante, ambos integrantes da Ouvidoria.  Os visitantes demostraram  interesse em conhecer as atividades da ouvidoria da Agência que, pelo segundo ano consecutivo, obteve o primeiro lugar na Avaliação de Desempenho das Ouvidorias Setoriais do Estado. 

A Ouvidoria do TCE foi instituída em julho de 2014 e, desde então, os responsáveis têm realizado uma série de visitas a outros órgãos estaduais da administração pública com a finalidade de firmar relações e obter experiência no que diz respeito aos procedimentos e práticas da área.  Itacir Todero afirmou que o grande desejo dos que fazem o setor no TCE é tornar a ouvidoria conhecida e procurada pela população. “Esse canal de comunicação para nós é fundamental”, diz ele. 

Para Adriano Costa, esta é uma forma bastante salutar de troca de conhecimentos e de aproximação de gestores. “Essa sintonia serve para que a população perceba o pleno exercício de direitos e deveres nas relações diárias entre usuários e organizações”. Costa vai além, afirmando que a ouvidoria possibilita à população, a espontânea manifestação de opinião por meio de denúncias, reclamações, solicitações, sugestões, críticas e elogios, concretizando o princípio  da eficiência  e da transparência”. 

Quanto à ouvidora-chefe da Arce, Daniela Cambraia, esta analisa o momento como positivo para a Agência, “pois as experiências exitosas do ente regulador estão sendo reconhecidas e premiadas, o que  deixa a equipe cada vez mais motivada”. Durante a visita, os representantes do TCE tiveram oportunidade de conhecer, em detalhes,  as atividades exercidas pela ouvidoria da Arce, momento em que foram explicados os processos que envolvem a relação órgão e cidadão. 

Eles também ouviram sobre as atividades dos demais setores do Ente Regulador que, regido pelos valores da imparcialidade, transparência, honestidade, sustentabilidade e excelência técnica e organizacional, atua nos segmentos de energia elétrica, saneamento básico, transporte rodoviário intermunicipal de passageiros e distribuição de gás natural canalizado. Além de Adriano Costa e Daniela Cambraia, estiveram  no encontro a diretora executiva, Tatiana Cirla, e a assessora da presidência, Jarlene Fernandes.

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará é uma autarquia especial dotada de independência orçamentária, financeira, funcional e administrativa. Criada em em 30 de dezembro de 1997, através da Lei nº 12.786, a Agência tem como missão garantir condições de equilíbrio entre os interesses dos usuários, do Poder Concedente e das prestadoras dos serviços públicos por ela regulados. As principais atividades são nas áreas de normatização, fiscalização, mediação de conflitos, estudos tarifários, atendimento ao público e relacionamento com a sociedade. 

 

 

06.05.2015

Assessoria de Imprensa – Arce

Jornalista: Angélica Martins

E-mail: angelica.martins@arce.ce.gov.br 

Fone: (85)3101-1020