Terceira unidade do Vapt-Vupt será inaugurada em breve

12 de agosto de 2015 - 19:25

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, reuniu-se, hoje, com a Secretaria de Justiça e Cidadania – Sejus, e outras entidades estaduais e privadas para tratarem sobre a inauguração da terceira unidade do Programa de Atendimento Integrado ao Cidadão, o Vapt-Vupt. Conforme o analista de regulação que representou a Arce, Sérgio Miranda, a próxima unidade funcionará na cidade de Sobral, distante 240km da Capital, e já tem data prevista para sua abertura: primeiro de outubro. O encontro promoveu o alinhamento de informações e a articulação das frentes de trabalho para o inicio das atividades, sendo discutidos temas como a apresentação do programa, formalização e apresentação dos representantes institucionais e executivos de cada órgão ou empresa participante do programa, além do cronograma de implantação da Unidade Sobral e aspectos institucionais da relação Poder Concedente – Órgãos/Empresas – Concessionária. A reunião aconteceu na Unidade do Vapt-Vupt Messejana, situada à Avenida Jornalista Tomaz Coelho, 602. 

Com o vapt-vupt de Sobral, serão três unidades funcionando plenamente. Destas, a primeira inaugurada foi a de Juazeiro do Norte, em agosto de 2014, precedida pela unidade de Fortaleza (no bairro de Messejana), em dezembro do mesmo ano. Todos os postos do Vapt-Vupt têm a presença do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon, Polícia Federal, Polícia Civil, Ouvidoria Geral do Estado, Departamento Estadual de Trânsito – Detran, Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza – Etufor, Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania – AMC, e de Concessionárias de Serviços Públicos, inclusive de telefonia. Vale ressaltar que o estande da Arce, em cada unidade do Vapt-Vupt, ficará sempre ao lado dos da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, e da Companhia Energética do Ceará – Coelce. Como o próprio nome sugere, o Vap-Vupt – expressão criada pelo humorista e escritor cearense Chico Anysio – tem como objetivo acelerar o atendimento ao público.

O modelo de atendimento integrado ao cidadão surgiu no Brasil em 1995 e revolucionou a prestação desse tipo de serviço público por ter como foco principal, a qualidade, a eficiência e a eficácia. A iniciativa vem facilitando a vida do cidadão que passou a dispor de serviços essenciais à cidadania e ao seu bem-estar em locais estratégicos, de grande circulação de pessoas e de fácil acesso, com horário de atendimento ampliado, instalações físicas confortáveis, funcionários treinados e operando com novas práticas, com uso intensivo de tecnologia e padrões de atendimento pré-definidos. Atualmente no Brasil, já existe mais de 160 Unidades de Centrais de Atendimento Integrado. Nesse contexto, destacam-se os Estados da Bahia, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, com um maior número de unidades implantadas e em plena operação, comprovando o sucesso da iniciativa. 

 

12.08.2015

Assessoria de Imprensa – ARCE

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