Arce participa de congresso sobre desenvolvimento metroferroviário

10 de setembro de 2015 - 18:00

Integrantes da Coordenadoria de transportes da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, participam, até sexta-feira, dia 11, da “21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária 2015”. O evento teve seu início no dia 8, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, com realização da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP. Nesta edição, o encontro é organizado em torno do tema “Avanço das redes: necessidade urgente” e aborda tendências, regulamentações e, ainda, exemplos práticos (cases) na implementação de tecnologias e técnicas construtivas. Com o compromisso de difundir informações extremamente qualificadas, bem como promover novas tecnologias para impulsionar o setor, o congresso oferece painéis estratégicos e políticos, workshops técnicos e apresentações de trabalho científico. Da agência, participam o coordenador de Transportes, Filipe Rangel, e os analistas de Regulação, José Nauri e Maria de Fátima Holanda.

Até o dia 11 (dia do encerramento), serão apresentados mais sete painéis, com temas que vão desde “Mobilidade urbana, uso do solo e desenvolvimento” a “Avanço das redes: necessidade urgente”. Além das mais de 40 sessões técnicas relacionadas ao tema principal. No dia de abertura, a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) realizaram a cerimônia de premiação do 2º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários. O prêmio foi criado com o objetivo de incentivar a produção técnica do setor metroferroviário e o intercâmbio tecnológico entre os profissionais do setor de metrôs e ferrovias, divulgando, estimulando e dando reconhecimento à produção técnica e acadêmica desses profissionais, contribuindo para o aprimoramento do transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil.

A Semana de Tecnologia é um fórum dedicado a expressão do desenvolvimento tecnológico do setor metroferroviário, oferece também a oportunidade de uma reflexão prática e crítica sobre os caminhos para a expansão e melhoria do setor em um ambiente que já se consagrou pela sua independência e imparcialidade. Seu principal objetivo é propor diálogos e ações concretas para gerar projetos e mudanças efetivas na mobilidade urbana e interestadual do país.

Assessoria de Imprensa – ARCE

Jornalista: Angélica Martins

Estagiário: Thomas Araújo

Fone: (85)3101-1020

Fax: (85)3101-1030