Arce participará de oficina sobre plano estadual de resíduos sólidos
9 de outubro de 2015 - 13:54
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, participará, na próxima quarta-feira, dia 14, a partir das 09 horas, da “Oficina Interinstitucional do Plano Estadual de Resíduos Sólidos”. O evento, uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente – Sema, acontecerá no Parque Estadual Botânico do Ceará que fica na Estrada José Aragão e Albuquerque, em Caucaia. A oficina tem como objetivo ajustar a metodologia que será empregada na elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, com prospecção para 20 anos, sendo que a cada quatro anos serão feitas revisões e análises. Representando a Agência Cearense, estarão o presidente do conselho diretor, Adriano Costa, e o coordenador de saneamento, Geraldo Basílio.
A citada oficina faz parte do plano de mobilização social e divulgação, que também incluirá um seminário estadual de proposições e metas com data ser agendada. Conforme o gestor ambiental da Sema, Leorne Sousa, nesse primeiro momento, o encontro buscará alinhar as informações e metas estaduais. A programação da oficina, que se estenderá até às 17 horas do dia 14, contempla quatro pontos específicos: gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, projetos de educação ambiental, fortalecimento da cadeia produtiva de reciclagem e disposição final ambientalmente adequada dos resíduos e dejetos. Esses assuntos serão discutidos no decorrer do dia, entre os órgãos participantes, dentre os quais lista-se a Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, Universidade Federal do Ceará – UFC, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará – Alce, Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental – Acfor, e Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh.
Foram convidadas, ainda, as prefeituras das cidades de Acaraú, Barbalha, Barreira, Cascavel, Caucaia, Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú, São Gonçalo do Amarante e Sobral, totalizando 12 municípios que contribuirão com suas experiências para a consolidação do plano. “A idéia é que, após a oficina, se possa fazer um planejamento, consolidando as proposições dos órgãos participantes, afirma Leorne Sousa. O gestor ambiental da Sema adianta, ainda, que “a oficina será o primeiro passo, auxiliando na produção do seminário que virá a seguir e, posteriormente, do plano estadual de resíduos sólidos”.
09.10.2015
Assessoria de Imprensa – ARCE
Jornalista: Angélica Martins
Fone: (85)3101-1020
Fax: (85)3101-1030