13ª edição do Fórum Regulação e Cidadania acontecerá em encontro intercontinental

20 de novembro de 2015 - 14:51

O Fórum Regulação e Cidadania, em sua 13ª edição, terá um formato diferente este ano: estará abrigado no Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2. O fórum, que é uma realização da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, nasceu em março de 2012 com o propósito de incrementar as atividades de relacionamento com a sociedade, no tocante ao caráter informativo/educativo. Nesta terceira e última edição de 2015, o tema “Segurança Hídrica” será a mola mestra das discussões entre o ente regulador e o cidadão cearense, isso no próximo dia 23, das 15h ás 17h, no Centro de Eventos do Ceará (Avenida Washington Soares, 999, Edson Queiroz). Os interessados em participar tanto da 13ª edição do Fórum quanto da sétima edição do “O2”, podem fazer suas inscrições até as 17h de hoje, acessando www. Ihab.org.br/o2015/inscricoes/

Conforme o assessor do conselho diretor da Arce, Sérgio Miranda, a parceria entre a Agência Cearense e o Instituto Hidroambiental Águas do Brasil – Ihab, empresa que promove o encontro intercontinental já mencionado, possibilitou a organização do fórum neste novo formato. Assim, o diálogo entre o ente regulador e sociedade acontecerá por ocasião da palestra do O2 que versará sobre “Políticas e Ações Estruturantes para a Convivência com a Seca no Semiárido Brasileiro”. Para abordar o tema “Segurança Hídrica”, estará presente o secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Francisco José Teixeira Coelho. “Transportar nosso fórum para um encontro deste porte proporcionará à Arce um maior alcance de público e, consequentemente, pode-se contextualizar as atividades da agência com temas factuais e de urgência, como é o caso da escassez hídrica no nordeste”, explica Miranda.

Já “Sustentabilidade: Práticas de Segurança Hídrica, Alimentar e Econômica no Semiárido” é o tema que move a sétima edição do Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2, evento que é promovido pelo Ihab e tem como objetivo geral discutir questões de desenvolvimento sustentável em nível intercontinental, contribuindo para a proteção dos seres vivos a partir de ações daqueles que tem compromisso social e ambiental. Com um calendário de atividades diversificadas, o encontro será composto por 39 palestras que abordam temas que vão desde “Educação Ambiental – visão de uma turma de jovens e adultos sobre o consumo de óleo de cozinha e a eliminação de óleos utilizados” até “Experiência do plano piloto agropecuário municipal de preparação e resposta às secas de Piquet Carneiro”. O “O2 acontecerá a partir do próximo dia 23, segunda-feira, se estendendo até o dia 25 de novembro, quarta-feira. O encerramento do encontro está previsto para acontecer às 19h45min.

Serviço:

Fórum

Em 2015, a primeira edição do Fórum Regulação e Cidadania aconteceu em abril e foi norteada pelo tema “Regulação – Noções Básicas, Atuação da Agência e Aspectos Legais”, ocasião em que os participantes tiveram a oportunidade de entender o papel da Arce na regulação dos serviços públicos nos setores em que atua. Já a segunda edição aconteceu no último dia cinco de novembro, abordando o tema Energias Renováveis – Geração Distribuída”, a qual pontuou os prós e contras sobre a descentralização da geração de energia no Estado do Ceará, associando o tema ao número crescente de geradoras de energias eólica e solar. O evento, que é de caráter permanente, tem como público-alvo pessoas e entidades que, direta ou indiretamente, possam tornar-se difusores das práticas regulatórias. A instalação oficial do Fórum se deu na Assembleia Legislativa, em março 2012

O2

O Projeto Encontro Intercontinental Sobre a Natureza – O2 nasceu da união de ideias dos integrantes do Movimento Amigo das Águas. O pensamento do grupo sempre foi contribuir para um mundo onde as pessoas possam nascer, crescer e viver em um ambiente saudável, que não convivam com o medo da destruição do planeta causada pelo abusivo uso dos recursos naturais. A primeira edição do O2 ocorreu no período de 9 a 15 de novembro de 2003, em Fortaleza, sede brasileira permanente do mesmo e se repetiu ininterruptamente em novembro dos anos ímpares.

13.11.15

Assessoria de Comunicação da Arce