Usinas térmicas e eólicas são fiscalizadas por analistas da Arce
25 de janeiro de 2016 - 13:55
Até o final deste mês, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, concluirá 12 relatórios de fiscalização de usinas térmicas e eólicas, que se encontram em fase de construção e/ou de operação. A finalização dos processos de fiscalização está a cargo dos analistas da coordenadoria de energia da Agência Cearense, Dickson de Araújo e Deleon Parente. No que se refere às usinas em construção, os relatórios de fiscalização apresentam a análise de dados e estratégias apresentadas pelos agentes para comprovar a factibilidade do cronograma e o término das obras, de acordo com o previsto e definido nas outorgas das usinas, a fim de prevenir atrasos. Já no que concerne às usinas em operação, o objetivo é garantir que os empreendimentos entreguem ao sistema elétrico toda a energia contratada, com a qualidade requerida, apontando, principalmente, falhas a serem corrigidas, se for o caso.
O analista de regulação, Dickson de Araújo, está responsável pela conclusão de sete relatórios de termelétricas, todas em funcionamento e fiscalizadas entre novembro e dezembro de 2015. São elas: Aracati, Baturité, Caucaia, Crato, Enguia Pecém, Iguatu e Juazeiro do Norte. Já o analista Deleon Parente está responsável pela conclusão dos relatórios das eólicas Itarema I, II, III e V, além da eólica Pitombeira, também visitadas em dezembro do ano passado, mas que ainda estão em fase de construção. Segundo o coordenador de energia da Arce, Eugênio Bittencourt, a fiscalização dos empreendimentos de geração de energia se reveste de grande importância para o alcance da garantia de segurança energética do País. “Isso se reafirma, especialmente, quando se analisa a situação presente, em que permanece um deficit muito significativo na energia armazenada nos reservatórios das usinas hidrelétricas, em especial os das regiões Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste”, enfatiza Bittencourt.
As 12 usinas de energia já mencionadas fazem parte do ciclo de fiscalizações feitas pela Arce no período compreendido entre agosto e dezembro de 2015, juntamente com as seguintes geradoras Parque Eólico de Beberibe, Maracanaú I, Ubatuba, Goiabeira, Santa Catarina, Ventos de Horizonte, Icaraizinho, Praia Formosa, Eólica Paracuru e Energy Works Kaiser. Ao todo, foram visitadas 22 usinas. As ações têm como objetivo maior acompanhar não somente o andamento das que já se encontram em operação, mas também a evolução das que estão em obras e verificar se as mesmas avançam em conformidade com o cronograma firmado junto à Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, analisando, ainda, as licenças ambientais, a comercialização de energia e situação fundiária. Conforme informado pelo técnico Dickson de Araújo, a Agência está se programando para iniciar as fiscalizações de 2016 já na primeira quinzena do mês de março.
Assessoria de Comunicação da Arce
Jornalista: Angélica Martins
(85) 3101.1020 / (85) 3101.1030
Colaborou: Rodrigo Duarte