Arce discute implantação do Siasar em Aracati

20 de maio de 2016 - 14:38

Na próxima segunda-feira, dia 23 de maio, às 10h30min, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, participará de reunião sobre a missão de implementação do Sistema de Informação em Saneamento Rural – Siasar, no município de Aracati, distante 150 km de Fortaleza. O encontro, que acontecerá na sede da Secretaria das Cidades – Scidades, situada na Avenida General Alfonso Albuquerque, edifício Seplag – 1º andar, Cambeba, contará com a participação de representantes do Banco Mundial e dos Países que já aderiram e implementaram o citado Sistema, além de entidades públicas estaduais. Da Arce, estará presente o coordenador de saneamento, Geraldo Basílio.

O Siasar é uma iniciativa dos governos de Honduras, Nicarágua e Panamá, tendo como objetivo estratégico contar com uma ferramenta de informação básica e atualizada sobre as ações de saneamento rural. Sua atuação no Estado do Ceará tem relação direta com as contribuições fornecidas pelo órgãos públicos com trabalhos relevantes na área de saneamento, dentre os quais destaca-se a Associação dos Municípios do Estado do Ceará – Aprece; Secretaria de Recursos Hídricos – SRH; Superintendência de Obras Hidráulicas – SOH, Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh; secretarias da Saúde e da Educação; Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA. Os órgãos mencionados também participarão do encontro de segunda-feira.

No último dia onze, a coordenadoria de saneamento da Arce esteve presente na reunião introdutória sobre o Sistema, visando a implantação no Ceará. Na oportunidade também foram apresentados aspectos institucionais do Siasar, tais como apoio ao planejamento, coordenação e avaliação das ações dos diferentes setores, monitoramento da cobertura e também da qualidade, além da sustentabilidade dos serviços de saneamento rural. Outros pontos operacionais mencionados foram o registro do desempenho dos prestadores de serviços – incluindo suas limitações na logística, permitindo a transferência de dados estatísticos – e o cruzamento com informações de outros dados setoriais, como por exemplo, dados de saúde, meio ambiente, desenvolvimento comunitário e/ou social.

Serviço:
Países integrados ao Siasar:
Costa Rica
Honduras
México – Oaxaca
Nicarágua
Panamá
Peru
República Dominicana

Angélica Martins – Jornalista
Colaboração: Rodrigo Duarte
Email: angelica.martins@arce.ce.gov.br
Assessoria de Imprensa – Arce
Fone: (85)3101-1020 Fax: (85)3101-1030