Arce e Cagece reúnem-se para discutir situação hídrica

21 de junho de 2016 - 18:24

Análise dos resultados das medidas de contingência e emergência já realizadas e as ações para os próximos meses motivaram reunião entre a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece. O encontro aconteceu na tarde de ontem, segunda-feira, dia 20, oportunidade em que, mais uma vez, se discutiu a atual situação hídrica do Estado. A companhia adiantou que não tem alcançado a meta de economia de água prevista, que é 10%, mesmo com a implantação dos primeiros mecanismos de contingenciamento previstos com o intuito de manter a eficiência econômica e técnica dos serviços. Para discutir essas e outras questões importantes para o abastecimento do Estado, estiveram presentes os integrantes do Conselho Diretor, Adriano Costa e Hélio Winston, juntamente com o coordenador de saneamento básico, Geraldo Basílio, o analista de regulação, Alexandre Caetano, e o coordenador econômico-tarifário, Mário Monteiro, além de gestores da Cagece.

As medidas de contingenciamento são aplicadas desde dezembro do ano passado para clientes atendidos pela Cagece que não apresentaram redução no consumo de água. Os dados divulgados pela companhia apontam que a taxa de contingência entra para o sexto mês sem conseguir atingir o resultado esperado, tanto na Capital quanto nos municípios que integram a Região Metropolitana. No interior, onde não há a cobrança, houve foi aumento do consumo: segundo os registros, o salto foi de, aproximadamente, 1,04 milhão de m³ de água. “Com mais essa reunião, a Arce procura analisar e discutir as condições necessárias a fim de manter a eficiência do abastecimento de água no Estado do Ceará”, enfatiza o presidente do Conselho Diretor, Adriano Costa.

De acordo com os dados obtidos pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – Funceme, este foi o quinto ano de seca no Ceará, tendo 45,2% de precipitações abaixo da média. Colaborar com o uso racional da água e a segurança hídrica do Estado têm sido prioridades da Agência que regulamentou as medidas de contingência e emergência, determinadas pela Resolução Arce 201/2015, e as que versam sobre o possível racionamento do recurso, citadas na Resolução Arce N° 206.

Angélica Martins – Jornalista

Colaboração: Thomas Araujo

Email: angelica.martins@arce.ce.gov.br

Assessoria de Imprensa – Arce

Fone: (85)3101-1020 Fax: (85)3101-1030