Arce participará de eventos que discutirão estratégias sobre água

24 de junho de 2016 - 19:37

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, participa, na próxima semana, do principal evento preparatório para o Fórum Mundial da Água. Será o  Kick Off Meeting, que acontece nos dias 27 e 28 de junho, em Brasília, com o o objetivo de trazer contribuições a respeito dos assuntos que serão abordados durante o Fórum. Estratégias que envolvem água, perspectivas em várias partes do mundo e o uso consciente dos recursos hídricos constituem pontos importantes a serem debatidos.  O evento se dará no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e contará com o apoio da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal – Adasa. A Arce será representada pelo analista de regulação do setor de saneamento básico, Alexandre Caetano.

Do encontro, participação organizações públicas e privadas.O Kick Off Meeting espera receber até 500 pessoas de diversos países nas atividades, e a Arce participará de discussões que interessam aos cearenses e toda sociedade, no tocante à área dos recursos hídricos”, destaca Alexandre Caetano. Os selecionados para o evento farão parte de grupos que discutirão cinco processos: o temático, sobre assuntos abordados no fórum; o político, que reunirá governantes e parlamentares debatendo de estratégias que envolvam a água; o regional, que dissertará sobre as perspectivas locais em várias partes do mundo e, por último, o sustentável, que focará no uso consciente dos recursos hídricos.

Brasília será a primeira cidade no Hemisfério Sul a receber o Fórum Mundial. O evento, que ocorre a cada três anos, já passou por Daegu, na Coreia do Sul (2015); Marselha, na França (2012); Istambul, na Turquia (2009); Cidade do México, no México (2006); Kyoto, no Japão (2003); Haia, na Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997). O Fórum será realizado em 2018, sendo esperados cerca de 30 mil representantes de mais de cem países para discutirem temas relacionados à água e promoverem  maior conscientização.

Arce estará presente em curso de capacitação

Ainda em Brasília, o analista Alexandre Caetano participará de curso realizado pela Associação Brasileira de Agências de Regulação – Abar.  Este é o terceiro dos cursos regionalizados de capacitação preparados pela Abar, tendo como principal objetivo reforçar as metodologias da Análise de Impacto Regulatório – AIR. O encontro será  no Hotel Nobile Suítes Monumental, entre os dias 29 de junho a primeiro de julho. O referido encontro abordará desde os principais mecanismos de análise até as ferramentas  para  a  reforma  e   melhoria  da  qualidade  da regulação.  O AIR é a ferramenta fundamental para auxílio no processo de decisões da Arce e está relacionado ao cumprimento do capítulo II da Resolução Arce nº 151, de 22 de julho de 2011. O processo decisório da Agência será levado à apreciação social e política mediante realização de audiências públicas para a identificação e análise técnica dos possíveis impactos.