Ouvidoria da Arce dá continuidade à pesquisa de satisfação em transportes

6 de julho de 2016 - 19:15

A ouvidoria da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, realizará amanhã, dia sete, pesquisa na sede do Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé, situado na Avenida Deputado Oswaldo Studart, 761, Fátima. O objetivo da pesquisa é dar continuidade ao trabalho de avaliação da satisfação dos usuários de transporte interurbano de passageiros, projeto iniciado em abril deste ano. A equipe de pesquisadores é composta por integrantes da ouvidoria, que levantarão informações sobre o conhecimento e funcionamento das empresas transportadoras.

O citado projeto inclui não apenas as Prestadoras de Serviços de Transporte Intermunicipal, como é o caso da empresa São Benedito (que recebeu o Ente Regulador no último dia seis de junho), mas também os terminais rodoviários. A iniciativa visa também o aprimoramento e conhecimento da realidade prática do serviço de transporte intermunicipal do Estado do Ceará. Conforme a ouvidora-chefe da Arce, Daniela Cambraia, essa interação com as prestadoras é sempre necessária, pois permite que a Agência deixe suas informações ainda mais alinhadas. “Já no segundo semestre, as empresas Guanabara e Vitória também serão avaliadas”, complementa a ouvidora. As duas primeiras avaliações aconteceram na sede da empresa Fretcar (12 de abril), e no Terminal Rodoviário de Fortaleza (dia 22 de abril).

Serviço:

Conforme a Lei Estadual nº 13.094, de 12 de janeiro de 2001, cabe à Arce o papel de órgão regulador dos serviços do sistema de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, com atribuições específicas. Dentre as atribuições estão fiscalizar, indiretamente, os órgãos e entidades privadas e públicas envolvidas na prestação do serviço, por meio de auditagem técnica; atender e dar provimento às reclamações dos usuários do serviço, decidindo, inclusive, sobre indenizações ou reparações a serem pagas pelas transportadoras; expedir normas regulamentares sobre a prestação do serviço e responder às consultas de órgãos e entidades públicas e privadas sobre a prestação do serviço, além de encaminhar ao órgão ou entidade responsável pela aplicação de penalidades a constatação, através de decisão definitiva proferida pela Arce, se for o caso.

Angélica Martins – Jornalista

Colaboração: Rodrigo Duarte