Vapt-Vupt do Antônio Bezerra será inaugurado e contará com serviços da Arce

12 de agosto de 2016 - 13:46

Na terça-feira próxima, dia 16, será inaugurada a quarta unidade do Programa de Atendimento Integrado ao Cidadão, o Vapt Vupt. Localizado na avenida Demétrio Menezes, nº 3750, ao lado do terminal de integração de passageiros do Antônio Bezerra, o novo equipamento funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. Trata-se de uma central de atendimento ao cidadão que oferece prestação de serviços públicos de diferentes órgãos, no mesmo lugar. A solenidade de inauguração está prevista para começar às 08h30 e contará com a presença do governador do Estado, Camilo Santana. A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, contará com um posto de atendimento ao cidadão e capacitará colaboradores que serão responsáveis pelos trabalhos da Agência no local.

Durante a capacitação, os treinandos serão instruídos sobre como utilizar o Sistema Informatizado de Ouvidoria – SOU, assim como toda a metodologia utilizada no atendimento aos cidadãos cearenses. Assim, será possível receber reclamações, denúncias e outras solicitações dos consumidores no tocante à prestação dos serviços públicos delegados nas áreas de transporte (intermunicipal e metropolitano), gás canalizado e saneamento básico. Sob a coordenação da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará – Sejus, o programa Vapt-Vupt, presta, além dos serviços da Agência Cearense, outros atendimentos ao público. Os serviços vão desde a emissão de documentos (carteiras de identidade, títulos, passaportes, cartões únicos, etc) à renovação da Carteira Nacional de Habilitação; da Emissão de Certidão Negativa da Justiça Federal ao aconselhamento e orientação individualizados.

Com a nova unidade, o programa já soma quatro equipamentos que estão localizados em pontos estratégicos do Estado. O primeiro foi inaugurado em Juazeiro do Norte, em agosto de 2014, precedido pela primeira unidade de Fortaleza (no bairro de Messejana), em dezembro do mesmo ano. No final de 2015 foi a vez de Sobral receber o shopping de serviços que tem como objetivo maior facilitar a vida do cidadão. A Arce, em conformidade com a diretriz de descentralização definida no planejamento do ano de 2013, tem um espaço de atendimento de Ouvidoria presente em cada uma das unidades. Conforme o assessor do Conselho Diretor da Arce, Sergio Miranda, “o programa promove a descentralização do atendimento da ouvidoria do Ente Regulador e a interiorização da Agência, gerando mais visibilidade e tornando-a mais próxima da população”.

Todos os postos do Vapt-Vupt têm a presença do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon, Polícia Federal, Polícia Civil, Ouvidoria Geral do Estado, Departamento Estadual de Trânsito – Detran, Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza – Etufor, Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania – AMC, e de Concessionárias de Serviços Públicos, inclusive de telefonia. Vale ressaltar que o estande da Arce, em cada unidade do Vapt-Vupt, ficará sempre ao lado dos da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, e da Companhia Energética do Ceará – Coelce. Como o próprio nome sugere, o Vap-Vupt – expressão criada pelo humorista e escritor cearense Chico Anysio – tem como objetivo acelerar o atendimento ao público.

12.08.2016

Estagiário: Thomas Araújo