Arce participa de semana de eventos promovidos pela Abar

16 de agosto de 2016 - 18:27

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, participa, durante toda a semana, de um ciclo de eventos promovidos pela Associação Brasileira de Agências de Regulação – Abar. A programação conta com atividades que vão desde o lançamento dos indicadores de melhoria da qualidade regulatória até reuniões de câmaras técnicas, que serão realizados nas cidades de Brasília e Belém. O objetivo é manter o protagonismo e o compromisso de unidade entre a Arce, a Abar e as agências reguladoras associadas. Entre os integrantes da Arce, estão o presidente do Conselho Diretor, Adriano Costa, os conselheiros, Fernando Franco e Jardson Cruz, além do coordenador econômico-tarifário, Mário Monteiro.

Com relação as atividades, a primeira acontece nesta terça-feira, dia 16, na Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, em Brasília. Trata-se do seminário “Qualidade Regulatória no Brasil: dimensões e indicadores para o monitoramento e a avaliação da atividade regulatória (IQR)”, no qual será realizada uma sequência de palestras com o objetivo de apresentar evidências que promovam a reforma e a melhoria da qualidade da regulação. É também em Brasília onde acontece, na quarta-feira, dia 17, a Assembleia Geral Extraordinária – AGE. A citada assembléia pretende discutir questões sobre o X Congresso Brasileiro de Regulação e a 4ª Expo/Abar, que estão programados para 2017, na cidade de Florianópolis.

Já no dia 18, às 09h, ocorre a I Reunião da Câmara Técnica de Energia da Abar, na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, em Brasília. Sob a coordenação do dirigente da Aneel e também da Abar, Reive Barros, o evento é voltado a todos os dirigentes das agências associadas, mesmo àquelas que não regulam energia, visto que temas tranversais também serão tratados. O ciclo de encontros será finalizado pela XXVI Reunião da Câmara Técnica de Saneamento da Abar, nos dias 18 e 19, na sede da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará – Arcon. Na ocasião, representantes de agências associadas versarão sobre diversos temas que remetem ao saneamento básico e a gestão de recursos hídricos.

Ao realizar esses eventos, a Abar procura atingir seu principal objetivo como associação que é contribuir para o avanço e consolidação das atividades de regulação em todo Brasil, permitindo a troca de experiências, a promoção de critérios uniformes para problemas semelhantes e a preservação de interesses públicos amplos. Visa, ainda, promover a mútua colaboração entre as associadas e os poderes públicos, na busca do aprimoramento da regulação e da capacidade técnica. A Associação Brasileira de Agências Reguladoras é uma entidade que hoje conta com 53 agências em seu corpo, entre federais, estaduais e municipais. Vale salientar que o conselheiro da Arce, Fernando Franco, é vice-presidente da Abar no Nordeste.

16.08.2016

Estagiário Thomas Araújo