Arce fiscalizará eólicas neste mês

1 de setembro de 2016 - 14:22

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, fiscalizará, neste mês de setembro, dez usinas eólicas em operação nas cidades de Acaraú, Itarema e Trairi. O objetivo maior das inspeções é analisar a adesão dos procedimentos de operação, manutenção, conservação e segurança, conforme legislação e normas vigentes. À frente dos trabalhos estarão os analistas de regulação da coordenadoria de energia da Arce, Dickson Araújo e Deleon Parente. Segundo eles, “esse tipo de trabalho deve ser contínuo, pois sem esses cuidados não se pode garantir a oferta de energia por essas ou qualquer outra usina”. No final das atividades, os fiscais relatarão as condições de cada empreendimento.

As primeiras fiscalizações acontecerão no dia oito, quando serão vistoriadas as usinas de Volta do Rio, Praia do Morgado, Buriti e Coqueiros, no município de Acaraú, e a de Cajucuoco, localizada em Itarema. Durante as visitas, os técnicos da Arce avaliarão, detalhadamente, as condições em que se encontram as eólicas no tocante à conservação, operação e segurança; licença ambiental de operação e diagrama unifilar (gráficos que representam uma instalação elétrica ou parte dela), além da ficha técnica; histórico da geração; sistemas de proteção contra incêndio; limpeza, organização e sinalização de segurança. Também serão analisados os níveis de conservação das estruturas e dos equipamentos. Ainda neste mês, os analistas da Arce agirão nas usinas de Guajirú, Trairi, São Jorge, Santo Antônio de Pádua e São Cristóvão, em Trairi. As datas, porém, estão abertas, para posterior definição.

A partir das análises de dados e estratégias, a Agência apresenta seu parecer, constatando se as usinas estão ou não dentro do exigido. Segundo o analista Dickson Araújo “as normas e os atos autorizativos, os relatórios ou laudos que atestam as condições de operação, manutenção e de segurança das usinas eólicas são cuidadosamente observados”. Outros itens importantes que também passam pelo crivo dos analistas são os manuais de operação e de manutenção; a geração de energia elétrica instantânea; quantitativo e formação da equipe de profissionais; existência de registro de ocorrência e boletim diário de operação; conservação, limpeza e sistema de medição para faturamento.

Assessoria de Imprensa – ARCE

Angélica Martins

Estagiário Thomas Araújo

Email: angelica.martins@arce.ce.gov.br

Fone: (85)3101-1020

Fax: (85)3101-1030