Crise hídrica será tema do Fórum de Regulação e Cidadania

8 de setembro de 2016 - 14:36

A 16ª edição do Fórum Regulação e Cidadania da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, já tem data marcada. Na sua segunda edição em 2016, o evento, que acontecerá no próximo dia 15, das 15h às 17h, abordará “O Problema Hídrico do Ceará” com o objetivo de discutir pontos relevantes dessa questão, chamando a sociedade para a conscientização. Assim, o público-alvo do fórum, além dos cidadãos cearenses, engloba representantes de instituições de comprovada relevância, tais como secretarias estaduais e municipais que abordem os temas regulados pela Arce; Universidades; Federação das Indústrias do Estado do Ceará – Fiec; Câmara dos Dirigentes Lojistas; Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor – Decon; Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon; e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará – Crea. O evento acontecerá no auditório da Agência Cearense que fica no segundo andar do Edifício Potenza, na Avenida Santos Dumont, 1789.

O encontro contará com a participação do Secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Francisco José Teixeira, que ministrará palestra sobre a temática principal. Em abril de 2016, na primeira edição do fórum, a temática versou sobre “A problemática do lixo em Fortaleza: diagnóstico e proposição”. O Fórum Regulação e Cidadania é uma iniciativa da Agência Cearense com o propósito de incrementar as atividades de relacionamento com a sociedade, no tocante ao caráter informativo/educativo, sobre as quatro áreas atendidas pela autarquia: energia elétrica, saneamento básico, transporte intermunicipal e gás natural canalizado. Os interessados em participar de mais esse encontro – a décima quarta edição, desde que foi criado – podem confirmar presença no próprio local do evento ou pelo telefone da Ouvidoria, cujo número é (85) 3101-1024. Outra opção é por meio do endereço eletrônico forum@arce.ce.gov.br.

Crise Hídrica

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, realizou no último dia nove de agosto, em seu próprio auditório, audiência pública, na modalidade presencial, com o objetivo de divulgar e obter subsídios e informações adicionais para o aperfeiçoamento da minuta de resolução que propõe alteração do texto da Resolução Nº 201/2015, cujo foco é a atual situação hídrica do Estado do Ceará. Segundo a Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, mesmo com a implantação dos primeiros mecanismos de contingenciamento previstos com o intuito de manter a eficiência econômica e técnica dos serviços, não foi possível alcançar a meta de economia de água prevista, que, inicialmente, era de 10%. Assim, a revisão da meta de redução de consumo da tarifa de contingência aplicada pela Cagece passou de 10% para 20%, logo após a publicação da nova resolução.

08.09.2016

Colaboração: Rodrigo Duarte