Fiscalizações: Arce visitará cinco municípios em outubro

3 de outubro de 2016 - 11:34

A coordenadoria de saneamento básico da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, já definiu o calendário de fiscalizações para o mês de outubro. Os técnicos do setor irão fiscalizar os sistemas de abastecimento de água dos municípios de Tamboril, Independência, Ubajara e Ibiapina. Em Independência, os sistemas de esgotamento sanitário também passarão pelo crivo dos analistas da Arce. Esse tipo de ação visa verificar as condições operacionais e o atendimento na área comercial, além de aspectos relacionados à adequação à gestão ambiental, sempre de forma imparcial e respeitando os rigores técnicos a que estão submetidos os agentes envolvidos no processo.

As fiscalizações começarão hoje, dia três, prosseguindo até o dia sete de outubro, nas sedes de Tamboril e Independência, ambos municípios do sertão de Crateús. Durante a visita técnica ao município de Tamboril, os analistas também passarão pela localidade de Sucesso. Já entre os dias 24 a 28 de outubro, será a vez dos municípios de Ubajara (sede e localidades de Jaburuna e Nova Veneza) e Ibiapina (sede e localidades de Betânia, Janeiro e Pituba), no noroeste cearense. Os técnicos da Arce analisarão o atendimento comercial da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, aos usuários, além da produção, tratamento, adução, reservação, distribuição, controle e qualidade da água. No município de Independência, a Arce também vai verificar o cumprimento de aspectos relacionados a coleta, tratamento, disposição final e a qualidade do esgoto tratado.

Finalizadas as atividades, cabe à Agência Reguladora expedir relatório sobre os serviços prestados à população, inclusive nos âmbitos comercial e de atendimento, com foco nos aspectos citados, tudo em conformidade com as prescrições constantes nas leis, normas e regulamentos específicos do setor. Quando identificadas não-conformidades na prestação dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, elas resultam em determinações e/ou recomendações. Estas, por sua vez, são destacadas em seis componentes principais: Provisão dos Serviços, Gestão Comercial e Faturamento, Relacionamento com os Usuários, Proteção Ambiental, Qualidade da Água e Gestão de Emergências e Contingências.

 

03.10.2016

Assessoria de Imprensa – ARCE

Angélica Martins

Estagiário Thomas Araújo

Email: angelica.martins@arce.ce.gov.br

Fone: (85)3101-1020

Fax: (85)3101-1030