Resíduos Sólidos: Modelagem de Regulação

19 de janeiro de 2017 - 13:59

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, realizará no próximo dia 30 de janeiro, segunda-feira, a partir das 08h30, a apresentação da sua modelagem de regulação de resíduos sólidos. A citada modelagem é fruto de estudos feitos pela Agência Cearense em parceria com a empresa portuguesa RPG Consultoria (Regulation, Performance and Governance Ltda), e faz parte do projeto de assistência técnica na área de qualidade da água. Conta, ainda, com a participação do Comitê do Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará – PforR. O evento, que se estenderá até às 12h30, acontecerá no auditório da Arce, no 2º andar do edifício Potenza, situado na Avenida Santos Dumont, 1789, Meireles.

A agenda de atividades do encontro inicia-se com a apresentação do modelo de regulação de resíduos sólidos, feita pelo analista de regulação da Arce, Alexandre Caetano. De 10h às 10h30min, o coordenador de saneamento da Secretaria das Cidades – Scidades, Alceu Galvão, falará sobre os consórcios para implementação do plano de resíduos sólidos nos municípios cearenses. De 11h às 11h30min, a secretária executiva da Secretaria Estadual de Meio Ambiente – Sema, Maria Dias, versará sobre política de resíduos sólidos. De 11h30min ao meio dia, os gerentes das empresa Marquise e Vega, Hugo Nery e Rubens Anjos, respectivamente, falarão sobre as atribuições das prestadoras de serviços no segmento. Finda a palestra dos dois, os realizadores do evento reservarão meia hora para debates.

A ideia do modelo apresentado, referente aos resíduos sólidos, foca nas recomendações para a estrutura de gestão e elaboração de instrumentos regulatórios do setor, área que a Agência se organiza para atuar. Os trabalhos de consultoria tiveram duração total de sete meses, sendo que os recursos para os estudos realizados foram oriundos do PforR, órgão que tem por objetivo promover um crescimento econômico que privilegie a inclusão social e a sustentabilidade ambiental. “Este ano, estaremos regulando novos serviços e ampliando nossas atividades”, adverte o presidente do conselho diretor da Arce, Hélio Winston Leitão.

18.01.2017

Assessoria de Imprensa – ARCE

Angélica Martins

Colaboração: Rodrigo Duarte

Email: angelica.martins@arce.ce.gov.br

Fone: (85)3101-1020 Fax: (85)3101-1030