Gestores da Arce participam de Encontro em Brasília

13 de fevereiro de 2017 - 18:09

O presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), Hélio Winston Leitão, estará em Brasília na próxima quinta-feira, dia 16, com dirigentes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A reunião tem como propósito, além de alinhar o relacionamento entre os entes reguladores, definir atividades a serem realizadas em 2017, no segmento de energia elétrica. Nesse contexto, Hélio Winston se encontrará com os diretores Romeu Donizete (Diretor-Geral) e André Pepitone. Também participará do encontro o titular da Superintendência de Mediação Administrativa, Ouvidoria Setorial e Participação Pública (SMA – Aneel), André Ruelli. Mediante convênio de cooperação técnica, firmado entre Arce e Aneel, desde agosto de 1999 a agência cearense tornou-se responsável pela execução descentralizada de atividades complementares relativas aos serviços de geração e distribuição de energia elétrica no Estado, prestados pela Enel Distribuidora Ceará – Enel (antiga Coelce), além da mediação de possíveis conflitos.

Nesse mesmo período, também estarão em Brasília a ouvidora-chefe da Arce, Daniela Cambraia, e os analista de regulação Cassio Tersandro (ouvidoria), Deleon Parente e Dickson de Araújo (ambos da coordenadoria de energia elétrica). Eles participarão nos dias 15 e 16 do encontro Agências Estaduais: Ouvidoria Ativa, Conceitos e Atividades, evento promovido pela própria SMA. A iniciativa será composta de nove palestras, com temas que vão desde a Ouvidoria Ativa: introdução e conceitos, passando por Nova metodologia de fiscalização da distribuição, até a Análise do fluxo de solicitações e estudos de caso. Trata-se de oportunidade para troca de experiências, conhecimento e reciclagem, conforme os participantes.

Para Daniela Cambraia, o encontro é importante para o aprimoramento das atividades da Agência, não apenas na área de ouvidoria, mas também no segmento de energia elétrica. “Será um momento de capacitação e diálogo e, com isso, tem-se a oportunidade de aperfeiçoar o relacionamento entre Arce e Eneel, resultando em ganho para o usuário”, complementa ela. A Ouvidoria da Arce é um agente viabilizador de soluções para os conflitos inerentes à relação estabelecida entre os usuários e as empresas que prestam os serviços. Além disso, a setor representa um instrumento de aproximação democrática da Agência em relação à sociedade, na medida em que se propõe a receber críticas e elogios que visem aprimorar o serviço prestado à sociedade.

Serviço:

A Arce inspeciona, sistematicamente, os diversos aspectos da qualidade do produto e do serviço prestado aos consumidores. São fiscalizadas todas as atividades da Enel Distribuição Ceará – Enel (antiga Coelce), como planejamento, operação e manutenção do sistema, e os aspectos relacionados à segurança das instalações, dos trabalhadores e clientes. São ainda verificadas as funções relativas ao serviço comercial, entre as quais arrecadação, faturamento e atendimento aos consumidores. A eficácia da fiscalização da Arce deve estar refletida na melhoria dos índices de qualidade e continuidade do fornecimento de energia elétrica e, principalmente, na satisfação dos usuários.

13.02.2017

Assessoria de Imprensa – ARCE

Angélica Martins

Colaboração: Rodrigo Duarte

Email: angelica.martins@arce.ce.gov.br

Fone: (85)3101-1020 Fax: (85)3101-1030