Ouvidoria da Arce é pentacampeã!

3 de março de 2017 - 17:10

A ouvidoria da Agência Reguladora de Serviços Delegados do Estado do Ceará – Arce, mantém a liderança, pelo quinto ano consecutivo, na Avaliação de Desempenho das Ouvidorias Setoriais do Estado. A avaliação é feita pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado – CGE, e acontece semestralmente. Os critérios e procedimentos para análise são definidos pelo Decreto nº 30.938, de 10 de julho de 2012. A premiação deverá acontecer entre os dias 13 e 17, dentro das comemorações do Dia do Ouvidor (16 de março). Na ocasião, estarão presentes integrantes da ouvidoria e do conselho diretor da Agência. “Esse prêmio serve de estímulo para que, cada vez mais, melhoremos nossos serviços e busquemos a qualidade que a população merece”, afirma Hélio Winston Leitão, presidente do Conselho Diretor da Arce.

A partir dos dados coletados e analisados no Sistema de Ouvidoria – SOU, e das informações extraídas dos relatórios periódicos e durante visitas técnicas às ouvidorias setoriais, torna-se possível consolidar o resultado final da avaliação. É importante salientar que cada ouvidoria é dividida de acordo com o número de manifestações registradas por ano. Assim, as ouvidorias setoriais que recebem e consolidam até 300 manifestações no ano pertencem ao Tipo 1; as que ficam entre 301 e 1000 pertencem ao Tipo 2; e, por fim, as ouvidorias do Tipo 3 são as que registram e consolidam acima de 1000 manifestações/ano. Após a apresentação dos números, o resultado da avaliação das ouvidorias no Tipo 1 apontou a Arce como a única setorial com nota máxima em todos os quesitos avaliados pela CGE, assegurando o “pentacampeonato da Agência”.

Os julgadores observam a resolutividade das demandas, a pontualidade no envio do relatório de ouvidoria, a infraestrutura e a composição da equipe, além de ações e projetos propostos pelo setor. Na categoria Tipo 2, a ouvidoria melhor colocada foi a da Fundação Universidade Estadual do Ceará -Funece, com nota 8,47. Já entre as setoriais de Tipo 3, a ouvidoria da Companhia de Água e Esgoto do Ceará obteve o primeiro lugar, com nota 9,9. A CGE coordena o trabalho das 67 ouvidorias setoriais do Poder Executivo Estadual que formam a Rede Estadual de Ouvidorias, que cumpre um papel fundamental na intermediação do processo de participação popular, possibilitando ao cidadão contribuir com a implementação das políticas públicas e a avaliação dos serviços prestados.

 03.03.2017

Assessoria de Imprensa – ARCE

Angélica Martins

Email: angelica.martins@arce.ce.gov.br

Colaborou: Rodrigo Duarte

Fone: (85)3101-1020

Fax: (85)3101-1030