Saneamento básico de Jericoacoara é pauta de reunião

9 de janeiro de 2018 - 19:38

Problemas relacionados ao esgotamento sanitário e ao uso indiscriminado dos recursos hídricos do município de Jijoca de Jericoacoara serão levantados nesta quarta-feira, dia dez, a partir das 14 horas, no auditório da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce). Integrantes da Agência e representantes da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), do Ministério Público, da Secretaria das Cidades (Scidades), da Secretaria do Turismo (Setur), da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e da Prefeitura de Jijoca estarão presentes.

A iniciativa partiu do presidente do conselho diretor da Arce, Hélio Winston Leitão, que acatou sugestões apresentadas em encontro realizado em dezembro de 2017, no próprio município de Jericoacoara. Conforme Hélio Winston, “os problemas relacionados ao município de Jericoacoara perpassam a competência das entidades relacionadas com o saneamento básico, envolvendo a necessidade de uma articulação interinstitucional”. Nesse contexto, entre outros pontos, serão abordados: fiscalização das ligações de esgoto factíveis (tem a rede à disposição, mas não se interligam) e sem interligação (há ligação com caixa coletora, mas não há interligação alguma); fiscalização de poços irregulares; fiscalização das ligações não autorizadas à rede de esgoto; e investimentos em Jericoacoara no sistema de esgotamento sanitário.

Jijoca de Jericoacoara tem como atração natural a Praia de Jericoacoara. A cidade fica, aproximadamente, a 280 quilômetros de Fortaleza, com população estimada em 17 mil habitantes. Até o ano de 1985, o lugar era uma isolada aldeia de pescadores, escondida entre imensas dunas (móveis). A partir de sua “descoberta” tornou-se nacional e internacionalmente conhecida, atraindo, anualmente, milhares de turistas que se deslocam até Jeri (como é carinhosamente chamada) para ver o já famoso por do sol e a tão propalada Pedra Furada.

09/01/2018
Assessoria de Comunicação ARCE
Angélica Martins
Colaboração: Rodrigo Duarte
Tel:(85) 3194.5675