Jericoacoara em foco

10 de janeiro de 2018 - 19:40

“Sistema de Esgotamento Sanitário de Jericoacoara: a busca por soluções sustentáveis” esse foi o tema de reunião que aconteceu na tarde de hoje, quarta-feira, no auditório da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce). Foram três, os principais pontos levantados: a execução do novo sistema de esgotamento sanitário; a vinculação parcial da taxa de turismo às ações ambientais de saneamento; e monitoramento permanente das ações. Ao abrir a reunião, o presidente do conselho diretor da Arce, Hélio Winston Leitão, ressaltou a necessidade de “uma força tarefa, envolvendo os órgãos responsáveis, para que se tome uma ação concreta em busca de solução definitiva, e não mais paliativos”.

Já o analista de regulação Alceu Galvão frisou que “é preciso ter um olhar especial para Jeri”, ao mesmo tempo em que apresentou matéria publicada na revista norte-americana Forbes que aponta a Praia de Jericoacoara como um dos 15 destinos mais interessantes de se visitar no ano de 2018. O destino cearense entrou na lista da Revista por sua singularidade e peculiaridade. Entretanto, foram muitos os problemas relacionados ao esgotamento sanitário e ao uso indiscriminado dos recursos hídricos do município de Jijoca de Jericoacoara.

Integrantes da Agência e representantes da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), do Ministério Público, da Secretaria das Foto 03Cidades (Scidades), da Secretaria do Turismo (Setur), da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara estiveram presentes e fizeram inúmeras criticas e cobranças, deixando claro que o controle e ocupação do solo é uma questão urgente e necessária.

O município de Jijoca de Jericoacoara fica, aproximadamente, a 280 quilômetros de Fortaleza. Até o ano de 1985, o lugar era uma isolada aldeia de pescadores, escondida entre imensas dunas. A partir de sua “descoberta” tornou-se nacional e internacionalmente conhecida, atraindo, anualmente, milhares de turistas que se deslocam até Jeri (como é carinhosamente chamada) para ver o já famoso por do sol e a tão propalada Pedra Furada.

 

10/01/2018
Assessoria de Comunicação ARCE
Angélica Martins
Colaboração: Rodrigo Duarte
Tel:(85) 3194.5675