Ações de conscientização visam solucionar problemas de esgotamento em Jericoacoara

5 de fevereiro de 2018 - 14:45

Vinte e três pessoas, representando diferentes órgãos estaduais e municipais, participaram na manhã de hoje, segunda-feira, na sala de reuniões da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), de encontro visando solucionar problemas relacionados ao esgotamento sanitário e ao uso indiscriminado dos recursos hídricos do município de Jijoca de Jericoacoara. Essa é a terceira reunião, somente neste ano, que traz à tona o assunto em busca de estratégias sustentáveis para o local.

O conselheiro Fernando Franco, no exercício da presidência da Arce, afirma ser imprescindível estabelecer “um urgente cronograma de ações para que se possa não só acompanhar, mas cobrar, fiscalizar, inspecionar e, a posteriori, autuar”. Nessa mesma linha, o analista de regulação Alceu Galvão, integrante da Coordenadoria de Saneamento Básico da Arce, enfatiza que, nessa primeira fase, que é de sensibilização, “o objetivo é, de fato, chamar a atenção do público para séria e preocupante questão hídrica”. “Estamos todos unidos em favor de Jijoca de Jericoacoara, será uma força tarefa em prol daquele destino turístico”, reforça Fernando Franco.

No encontro de hoje, que contou com representantes da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), da Secretaria do Turismo (Setur), da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, da Secretaria do Meio Ambiente (Semace) e do Instituto Brasil Solidário, foram levantadas questões consideradas essenciais para que Jericoacoara não venha a sofrer prejuízos. Para tanto, ações conjuntas imediatas, entre elas um plano de comunicação visual sensibilizando a população, fiscalizações e formas de incentivos foram definidas, além de um calendário de reuniões com formadores de opinião e empresários, envolvendo proprietários de hotéis e pousadas, incluindo o trade turístico de toda a região.

Nesse sentido, ainda na reunião de hoje, os participantes aprovaram o conteúdo de um folder que será distribuído à população. Nele, vem a informação de que no período de 19 de fevereiro a dois de março, a Vila de Jericoacoara receberá ações educativas e de mobilização para o alerta ao descarte correto do esgoto e ao uso responsável da água. Já no período de cinco a 30 de março, os imóveis residenciais e comerciais estarão passivos a fiscalização e multa.

A mesma publicação adverte, ainda, que a Vila possui rede de esgoto, sendo importante que o imóvel seja interligado, evitando o uso de fossas que podem contaminar o lençol freático. Orienta, também, que o serviço de interligação deve ser solicitado à Cagece e que, logo em seguida, um bombeiro hidráulico deve ser contratado para que faça a interligação do imóvel à rede coletora por meio da caixa instala pela Companhia.

Serviço:
Jijoca de Jericoacoara tem como atração natural a Praia de Jericoacoara. A cidade fica, aproximadamente, a 280 quilômetros de Fortaleza. A isolada aldeia de pescadores tornou-se nacional e internacionalmente conhecida, atraindo, anualmente, milhares de turistas, daí a preocupação com o meio ambiente e sua preservação.

05/02/2018
Assessoria de Comunicação – ARCE