Mais uma reunião para discutir saneamento de Jericoacoara

9 de fevereiro de 2018 - 15:01

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) reuniu-se no final da tarde de ontem, quinta-feira, com representantes da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). O objetivo do encontro, conduzido pelo presidente em exercício da Agência Cearense, Fernando Franco, foi discutir as medidas complementares e emergenciais que serão postas em prática pela Cagece no município de Jijoca de Jericoacoara, em decorrência dos problemas de esgotamento sanitário existentes naquela cidade turística. Na oportunidade, o presidente da Cagece, Neurisangelo Freitas, apresentou estratégias em busca de soluções sustentáveis para Jericoacoara.

Do encontro, além do presidente em exercício, participaram o conselheiro Jardson Cruz; a diretora executiva, Tatiana Cirla; o coordenador de saneamento, Geraldo Basilio; e o analista de regulação, Alceu Galvão. A Agência Cearense, na posição de articuladora dos trabalhos que envolvem Jericoacoara, marcou presença em outras duas reuniões, no mesmo dia, sobre o citado tema. A primeira delas aconteceu na Secretaria de Turismo (Setur), exatamente para tratar da produção de um “selo de qualidade turística” que, conforme o analista Alceu Galvão, poderá ser conferido aos estabelecimentos que fizerem a destinação correta de seus resíduos, atendendo aos quesitos de sustentabilidade.

Já a segunda reunião, desta feita envolvendo o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), tratou sobre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que será formalizado entre todas as instituições envolvidas na ação. Além da Arce, fazem parte do grupo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e as Secretarias das Cidades (Scidades), dos Recursos Hídricos (SRH) e do Meio Ambiente (Sema).

09/02/2018
Assessoria de Comunicação – ARCE
Angélica Martins
Colaboração: Rodrigo Duarte
Tel:(85) 3194.5675
Email: imprensa@arce.ce.gov.br