Pedidos de ligação de energia em atraso serão solucionados este ano

15 de fevereiro de 2018 - 18:45

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) recebeu, na manhã de hoje, quinta-feira, a visita de dois representantes da Enel Distribuição Ceará (antiga Coelce) que trouxeram informações sobre o andamento das obras que envolvem os pedidos de novas ligações que se encontram em atraso. A engenheira Socorro Pontes e o especialista de regulação Tarcísio Costa, ambos da Enel, fizeram uma apresentação para o presidente em exercício da Arce, Fernando Franco, e para o integrante da Coordenadoria de Energia, Hugo Oliveira, garantindo que, ao longo deste ano, os trabalhos serão regularizados. A Arce vem acompanhando de perto o problema em questão, seja por meio dos fóruns de regulação e cidadania que organiza, seja participando de audiências públicas ou mesmo cobrando planos para solução dentro dos prazos já estabelecidos. A execução e conclusão das obras que se encontram em atraso tem sido alvo, também, de reuniões entre a Agência Cearense e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Em setembro de 2015, as ligações pendentes de atendimento pela Enel chegaram ao patamar de 18.514 pedidos. Desse total, 6.476 se encontravam suspensos devido a “inconsistências ou pendências tanto por parte da Enel, quanto por parte do interessado”. Já os outros 12.038 – os quais representavam mais de 64% de todo o passivo contabilizado – aguardavam execução de obras, ou seja: dependiam de iniciativas exclusivas da concessionária. Hoje, segundo a responsável pelas obras no Ceará, Socorro Pontes, “são somente 1.500 pedidos fora do prazo”. Ela revela, ainda, que as solicitações apresentaram um incremento de 30%. “Para se ter uma ideia, há três anos as demandas eram em torno de 650 novas ligações por mês, número que hoje atinge, mensalmente, 900 novas reivindicações”, diz Socorro, adiantando que, mesmo assim, a companhia de energia pretende zerar os problemas de atraso dentro do que a regulação exige e conforme o estabelecido pela Arce.

Nesse contexto, durante a reunião o conselheiro Fernando Franco fez questão de enfatizar que está satisfeito com os trabalhos desenvolvidos pela Enel Distribuição Ceará e que espera a conclusão das obras o mais rápido possível, conforme o Plano de Ação. “A Enel deve se comprometer e atender 95% das novas solicitações dentro do prazo de 110 dias, a partir da entrada de cada pedido”, ressalta Fernando. Já Socorro Pontes assegura que o resultado dos trabalhos está dentro do cronograma e que “certamente todas as pendências serão resolvidas e as obras concluídos ao longo de 2018”. Quando indagada, ela não quis precisar o mês.

15/02/2018
Assessoria de Comunicação – ARCE
Angélica Martins
Colaboração: Rodrigo Duarte
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