Custos dos Serviços de Transporte Público é Tema de Seminário

6 de março de 2018 - 16:38

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) realizará na próxima quinta-feira, dia oito, seminário com o tema “A Planilha ANTP: Custos dos Serviços de Transporte Público – Novo Método de Cálculo”. O evento, que acontecerá a partir das 08h30min, no auditório da Agência Cearense, tem como objetivo atualizar os profissionais que tratam de questões relativas a tarifas e custos dos serviços de transporte público de passageiros, em decorrência da proposta de revisão dos procedimentos metodológicos da planilha “Geipot”.

Será uma oportunidade dos profissionais debaterem os principais conceitos e analisarem de forma mais pragmática a aplicabilidade do que está sendo sugerido na proposta de revisão. A citada proposta foi publicada, no ano passado, pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), em parceria com a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). A revisão procura trazer maior transparência ao processo de cálculo de custo real do sistema de transportes e detalha os principais componentes do custo associado à prestação de serviços. A planilha Geipot foi criada em 1983 e não recebe atualizações desde 1996. Pela falta de outro instrumento, o documento é utilizado até hoje.

O encontro terá como palestrante o consultor da Concremat Engenharia e Tecnologia S/A, Fernando Leme Fleury. Além de ter participado como colaborador técnico no desenvolvimento da planilha da ANTP, ele também é sócio diretor das empresas Almeida & Fleury Project Finance and Business Development e Almeida & Fleury North America Infrastructure que atuam com desenvolvimento e financiamento de projetos em infraestrutura com ênfase em transporte público de passageiros, rodovias e ferrovias com sede no Brasil, Canadá e África do Sul.

Serviço:
Sede da Arce: Avenida Gereral Afondo Albuquerque Lima, S/N, Edifício Arce.
Local do Workshop: auditório.
Confirmação de presença pode ser feita até o dia 07/03/2018. Outros esclarecimentos nos telefones: (85) 3194.5606/ 5605

06.03.2018
Assessoria de Imprensa – ARCE
Angélica Martins
Email: angelica.martins@arce.ce.gov.br
Colaboração: Rodrigo Duarte
Fone: (85)3194.5675