Curso sobre Indicadores de Desempenho na área de Saneamento

25 de abril de 2018 - 15:15

“Indicadores de Desempenho para Regulação dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário” é o tema de curso que será ministrado pela Associação Brasileira de Agências Reguladoras (Abar), a partir de amanhã, quinta-feira, até sexta-feira, no auditório da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), localizada na avenida General Afonso Albuquerque Lima, S/N, no Cambeba. Os Instrutores serão Samuel Barbi Costa, gerente de informações econômicas da Agencia Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) e Alexandre Caetano da Silva, analista de regulação da própria Arce. Com carga horária de 16h/aula, o curso tem como público-alvo profissionais do setor de saneamento e estudantes.

No dia de amanhã, a partir das 09h, o conteúdo programático versará sobre “Sistemas de Indicadores – O futuro esperado para o Projeto de Desenvolvimento e Implantação do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa)” e “Projeto Acertar – Guias de Certificação e Melhores Práticas da Gestão de Informações”. Já na sexta-feira, o dia será voltado para discussões em torno de “Indicadores em Contratos e nos Planos Municipais de saneamento Básico (PMSBs)”, “Benchmarking e Avaliação de Eficiência” e, ainda, “Experiência da Regulação Sunshine”, finalizando com trabalhos práticos em equipes. Segundo o analista Alexandre Caetano, trata-se de oportunidade de troca de experiência e aprendizagem. “O objetivo é aprimorar os processos de gestão das informações dos prestadores de serviços de saneamento”, enfatiza ele.

O economista e mestre em gestão e regulação de de serviços de saneamento básico, Samuel Barbi Costa (um dos palestrantes de amanhã) e Camila Silveira Carvalho, diretora da Agencia Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), já estão em Fortaleza e aproveitaram para realizar visita técnica e conhecer as novas instalações da Arce.

25.04.2018

Agência Reguladora do Estado do Ceará – Arce