Setor de Saneamento Básico de Juazeiro será fiscalizado pela Arce

4 de maio de 2018 - 17:39

A coordenadoria de saneamento da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) fiscalizará, a partir do dia sete, segunda-feira, os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município de Juazeiro do Norte. A ação, que se estenderá até o dia 18, tem o propósito de aprimorar os serviços prestados pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, visando a qualidade do fornecimento de água e verificando pontos referentes ao esgotamento sanitário, incluindo a adequação às leis ambientais. Neste mês, os fiscais envolvidos no trabalho se dedicarão, exclusivamente, a Juazeiro.

O município dista 465,3 km de Fortaleza, localizando-se na Região do Cariri. Tem população estimada em 270 mil pessoas, sendo que o último censo (2010) apontou 249.939 pessoas. A área é de 248,6km² , contabilizando densidade demográfica de 1.004 habitantes por Km² (número também de 2010). Apresenta apenas 47.2% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 89.6% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 11.6% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada, isto é: com presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio. ( Fonte: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/juazeiro-do-norte/panorama)

Finalizadas as atividades, cabe à Agência Reguladora expedir relatório sobre os serviços prestados à população, inclusive nos âmbitos comercial e de atendimento, com foco nos aspectos supra citados, tudo em conformidade com as prescrições constantes nas leis, normas e regulamentos específicos do setor. Quando identificadas não-conformidades na prestação dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, são geradas determinações e/ou recomendações. Estas, por sua vez, são destacadas em seis componentes principais: Provisão dos Serviços, Gestão Comercial e Faturamento, Relacionamento com os Usuários, Proteção Ambiental, Qualidade da Água e Gestão de Emergências e Contingências.

 

04.05.2018

Assessoria de Imprensa – ARCE

Angélica Martins

Email: angelica.martins@arce.ce.gov.br

Colaboração: Rodrigo Duarte

Telefone: (85) 3194.5675/ 5674