Arce em primeiro lugar

15 de junho de 2018 - 16:55

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) está de parabéns. Nas ferramentas de acompanhamento da gestão e de exercício do Controle Social que o Governo do Estado disponibiliza à sociedade para consulta, pesquisa, sugestão e opinião, ela aparece em primeiro lugar em todos os quesitos, com 100% de resolubilidade das Demandas de Ouvidoria; Transparência do Site Institucional (www.arce.ce.gov.br) e respostas dos Comitês Setoriais de Acesso à Informação. Tais requisitos de transparência estão previstos na lei de Acesso à Informação (LAI). Os três itens apresentam o índice de resposta no prazo das manifestações e/ou disponibilização de informações obrigatórias. O ranking refere-se ao período de janeiro a abril de 2018, tempo em que o Comitê Gestor de Acesso à Informação, da Controladoria e Ouvidoria Geral (CGE) desenvolveu ação com o propósito de medir e aferir a atuação e desempenho de cada órgão.

Segundo o Chefe da CGE, secretário Flávio Jucá, “o prazo de resposta às demandas impacta diretamente na satisfação do usuário de política ou serviço público”. Na mesma linha de pensamento está o presidente do conselho diretor da Arce, Hélio Winston Leitão, quando afirma: “ a Arce se configura como importante instrumento de aproximação democrática, na medida em que se propõe a estabelecer esse elo que resulta no aprimoramento do serviço prestado aos usuários”. Hélio lembra que, com o propósito de facilitar cada vez mais o acesso à informação, a Agência lançou em fevereiro deste ano, entre outras iniciativas, um aplicativo para smartphone, no sistema Androide, onde os interessados podem fazer reclamações, denúncias ou mesmo sugestões, além de solicitar informações de forma rápida e descomplicada. “Para baixar o aplicativo, que é gratuito, é necessário digitar o nome ARCE no campo de pesquisa da Play Store, onde são duas as opções disponibilizadas: Legislação e Ouvidoria”, pontua o gestor. O APP recebeu o nome de ConectArce.

No ranking de resolubilidade e transparência, a relação de órgãos avaliados pela CGE traz 63 nomes e a Arce, em todos os quesitos, aparece em primeiro lugar com mais algumas entidades que também apresentaram resultados semelhantes.

15.06.2018
Assessoria de Imprensa – ARCE
Angélica Martins
Email: angelica.martins@arce.ce.gov.br
Telefone: (85) 3194.5675