Resultados parciais do projeto “Abraço Jeri”

19 de junho de 2018 - 18:44

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) reúne-se amanhã, dia 20, às 09h, no auditório, com representantes de onze órgãos envolvidos com o projeto “Abraço Jeri e Cuido do Meio Ambiente”. O objetivo é atualizar os integrantes da campanha sobre o andamento dos trabalhos realizados, apresentar os resultados parciais e traçar os passos para a próxima etapa, que será a de acompanhamento. O “Abraço Jeri e Cuido do Meio Ambiente” nasceu com a finalidade de buscar solução para os problemas pertinentes ao esgotamento sanitário e ao uso indiscriminado dos recursos hídricos do município de Jijoca de Jericoacoara.

Do encontro de amanhã, estarão representados os seguintes órgãos: Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Secretaria de Turismo de Jericoacoara, Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara, Câmara Municipal de Jijoca, Ministério Público do Estado do Ceará (MP-Ce), Secretaria das Cidades (Scidades) e Associação “Eu amo Jeri”. Na ocasião, cada um deles se reportará sobre as ações desenvolvidas e sobre a realidade observada.

A abertura dos trabalhos será feita pelo presidente do conselho diretor da Arce, Hélio Winston Leitão. Em seguida, o analista de regulação Alceu Galvão fará apresentação sobre “Resultados e Propostas para Monitoramento”. Na sequência, a promotora Jaqueline Faustino (MP-Ce) abordará pontos sobre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) de Jericoacoara. Por fim, cada entidade participante terá um espaço reservado para se pronunciar, tanto sobre o TAC quanto sobre contribuições e principais obstáculos enfrentados. “É a hora de nivelar as informações, definir estratégias e dar início à execução das ações já programadas”, adianta Hélio Winston.

Quando o projeto “Abraço Jeri” foi lançado, em fevereiro deste ano, logo deu-se início ao período de fiscalização que, aliás, prossegue até hoje, sem data determinada para ser concluído. “A expectativa é que a fase fiscalizatória dure até o final do mês de agosto e depois o projeto entra na fase de monitoramento das ações, com a finalidade de se manter o que foi estabelecido”, afirma Alceu Galvão. Segundo os idealizadores, as ações implementadas se revestem de grande importância devido aos impactos positivos que podem gerar na vida dos moradores e visitantes, considerando que o uso incorreto da rede de esgoto pode contaminar o lençol freático da região e causar sérios danos à saúde das pessoas.

19/06/2018
Assessoria de Comunicação – ARCE