Arce realiza Seminário Regional de Resíduos Sólidos em Limoeiro

5 de novembro de 2018 - 19:17

“A Arce está sempre envolvida nas discussões para que as centrais de tratamento de resíduos sólidos sejam devidamente implementadas e estamos concentrando nossos esforços para que essa implementação aconteça. A partir daí é que a Agência começará a regulá-las”, disse o presidente do conselho diretor da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), Hélio Winston Leitão, por ocasião da abertura do Seminário Regional de Sustentabilidade dos Serviços de Resíduos Sólidos, que acontece hoje, 5, em Limoeiro do Norte. O objetivo maior do evento é definir como esses serviços serão cobrados e como a população poderá contribuir, inclusive, na preservação e defesa dos recursos naturais. Idêntico encontro será realizado no próximo dia sete, no município de Sobral.

“Gestão Integrada de Resíduos Sólidos na Região do Vale do Jaguaribe” foi tema da fala do secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno. Até as 17 horas, terão falado a assessora da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Vanessa Schmitt; a promotora do MP-CE, Jaqueline Faustino; o auditor do TCE, José Almir; e, ainda, o coordenador Econômico-Tarifário da Arce, Mário Monteiro. As atividades serão encerradas com a apresentação de documento sobre os principais encaminhamentos, a cargo do secretário executivo do consórcio, Carlos Vangerre.

Da Arce, participaram, ainda, o conselheiro Jardson Cruz e o analista de regulação, Alceu Galvão. Os Consórcios de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS) e do Vale do Jaguaribe (CGIRS-VJ) são parceiros na realização dos seminários, juntamente com Governo do Estado do Ceará – por meio das Secretarias das Cidades (Scidades) e do Meio Ambiente (Sema)- ; Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE); Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) e Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Serviço:
Seminário Regional de Sustentabilidade dos Serviços de Resíduos Sólidos em Sobral:
Dia: 07.11.2018
Local: Centro de Educação à Distância – Rua Iolanda P. C. Barreto, 317 – Derby Clube.
Programação:
– 08h30min – Abertura feita por Hélio Winston e pelo presidente do Consórcio CGIRS-RMS, Gerlásio Loiola;
– 09h – O secretário das Cidades, Paulo Henrique Lustosa, falará sobre a “Gestão Integrada de Resíduos Sólidos na Região Metropolitana de Sobral”;
– 09h30min – Palestra da assessora Vanessa Schmitt sobre a “Cobrança dos Serviços de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos – Caso de Santa Catarina”;
– 10h15min – Jaqueline Faustino, Mario Monteiro e José Almir discorrerão sobre o entendimento dos órgãos de controle sobre a cobrança da prestação dos serviços;
– 11h30min – Encaminhando do CGIRS-RMS, junto aos municípios, feita pelo secretário executivo do consórcio, Joselito Silveira.

05.11.2018

Colaboração: Rodrigo Duarte